Home Empresas Vale adotará velas em Valemax, maior navio mineraleiro do mundo, para reduzir emissões

Vale adotará velas em Valemax, maior navio mineraleiro do mundo, para reduzir emissões

As velas, segundo a companhia, permitirão ganhos de eficiência no Valemax de até 6% e uma consequente redução de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano

by Reuters
0 comment

A mineradora Vale (VALE3) implantará velas rotativas pela primeira vez em um Valemax, maior navio de transporte de minérios do mundo, como parte de suas iniciativas que visam aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Com esse objetivo, a companhia assinou um contrato com a armadora Asyad, de Omã. A expectativa é de que a adaptação no navio Sohar Max seja concluída no segundo trimestre de 2024 para o início do período de testes.

A embarcação tem 362 metros de comprimento, 65 metros de largura e capacidade para 400 mil toneladas de carga. A tecnologia, desenvolvida pelo fabricante inglês Anemoi, utiliza propulsão a vento para proporcionar ganhos de eficiência energética e redução de emissões.

“A energia eólica terá um papel central na estratégia de descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro“, disse em nota o gerente de Engenharia Naval da Vale, Rodrigo Bermelho.

No total serão instalados cinco velas no Valemax, que serão rotores cilindricos com cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, o que representa o dobro da área vélica dos rotores utilizados no Guaibamax — navio com capacidade de 325 mil toneladas.

Durante operação, os rotores giram em diferentes velocidades, dependendo de condições ambientais e operacionais do navio, para criar uma diferença de pressão de forma a mover o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus.

As velas, segundo a companhia, permitirão ganhos de eficiência no Valemax de até 6% e uma consequente redução de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano.

A Vale destacou que a instalação de velas rotativas no Sohar Max é o sexto e último acordo previsto com a Asyad para a implantação de pilotos de tecnologias inovadoras em quatro navios fretados pela Vale.

Os projetos anteriores, segundo a companhia, incluíram o uso de tinta de silicone para redução de resistência, a instalação de inversores de frequência para redução de consumo elétrico e uso de dispositivos hidrodinâmicos para melhoria na propulsão.

Tais tecnologias estão sendo monitoradas por sistemas de coleta de dados em tempo real instalados nas embarcações e fazem parte do programa Ecoshipping, iniciativa de pesquisa e desenvolvimento da companhia que visa reduzir emissões, em linha com metas da Organização Marítima Internacional (IMO).

“Todos estes pilotos do Ecoshipping produzirão informações importantes para a próxima geração de navios Guaibamax”, adicionou Bermelho, sem entrar em detalhes.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.