Uma das maiores tendências do momento é as pessoas quererem ganhar dinheiro com suas expertises e talentos através da web – o que antes não parecia uma ideia tão boa, caso você fosse malabarista ou adestrador.
Se antes a ideia era apenas conseguir vender o seu serviço pela Internet, o que exigia muito investimento, agora o jogo mudou e a realidade é outra. Cada vez mais as pessoas estão usando suas habilidades e criando diversos produtos para vender online, então por que não ganhar dinheiro ensinando as pessoas os seus talentos?
Os exemplos são vários (em todos esses existem pessoas ganhando dinheiro):
- Cuidar de pássaros,
- Costurar para crianças,
- Exercícios caseiros,
- Decoração de escritório,
- Fazer doces,
- Criar poesias.
Não importa qual seja a sua habilidade, sempre há pessoas querendo aprender algo novo; com a possibilidade deste aprendizado ser virtual, nos horários mais interessantes para quem compra e com parcelamento em cartão de credito, a questão ficou muito mais fácil.
Os formatos que essas pessoas talentosas podem vender seus ensinamentos, através dos infoprodutos (produtos de informação digitais), são diversos, como por exemplo: vídeos, áudios, eBooks, folhas-guias, mentorias e etc.
Essa é uma nova realidade: ganhar um extra com seu hobby e as vezes até transformá-lo em sua atividade principal é algo perfeitamente possível (e tem muita gente já trilhando este caminho).
Leitura recomendada: 5 dicas de Coaching para iniciar seu negócio digital
Para começar algo assim, você deve trabalhar para ganhar autoridade diante de seu público. Ou seja, o mundo precisa te conhecer e reconhecer que você é bom em algo, para então desejarem aprender com você e a partir de seu talento.
A melhor forma é produzir bons materiais e conteúdos de abordagem inicial que mostrem para as pessoas os benefícios de saber sobre esse seu universo. Para isso, é fundamental usar ferramentas que lhe auxiliem a fazer isso de uma forma mais eficaz. Alguns exemplos comuns utilizados hoje em dia:
- LeadStorm: você constrói uma série de prêmios que as pessoas ganham conforme forem trazendo pessoas. Isso ajuda você a crescer rapidamente a base de interessados no seu assunto. Eu usei este serviço um tempo atrás em uma ação para fomentar o empreendedorismo e ao todo gerei 679 contatos;
- Mailchimp: para você se relacionar com os e-mails recebidos e mandar as novidades junto com as promoções de seus infoprodutos. Tem um controle maravilhoso sobre a receptividade dos seus materiais e o que está sendo mais interessante;
- Hotmart: aqui você coloca seus infoprodutos para venda e ainda pode conseguir uma rede de afiliados (pessoas que ajudam a vender seu produto e ganham uma comissão). É uma plataforma segura e bem fácil de mexer.
Veja que com essas 3 ferramentas já é possível “fazer grana” com seu talento. Se estamos vivendo a Era do Conhecimento, é importante não só desenvolver nosso intelecto, mas também aprender a ganhar dinheiro a partir dele.
Estamos diante de um dos mercados mais quentes do momento e vale muito a pena você estar atento a ele. Tenho visto muita gente impactando positivamente o mundo através da Internet (e ainda rentabilizando seu conhecimento a partir disso).
A dica principal é pegar algo que você realmente faz muito bem e que considera possuir conhecimento diferenciado para que as pessoas te vejam como referência e acreditem que é melhor investir em você do que sair buscando conteúdo de graça espalhado por todo canto.
E apenas um cuidado: muitas vezes, um hobby deve ser apenas um hobby. Então, se você começar a notar que ganhar dinheiro com aquilo não parece tão legal, e que a coisa toda está perdendo a graça, não leve adiante e procure outra coisa. No mais, tenho certeza que você tem muito a ensinar para o mundo e ele pode querer saber o que você sabe. Até a próxima!
Leitura recomendada: Economia Digital e Internet: de volta ao básico
Foto “Hobby”, Shutterstock.