Título do livro: O Motorista e o Milionário
Autores: Joachim de Posada e Ellen Singer
Editora: Sextante
Páginas: 112
Parábolas são sempre ótimas
Adoro histórias. Através delas, podemos nos transportar e nos imaginar parte dos acontecimentos, o que facilita muito a absorção e compreensão de conceitos e idéias. Joachim, o autor, é muito conhecido no meio corporativo por suas animadas palestras sobre carreira, auto-estima e motivação. Ele sabe contar histórias. O Motorista e o Milionário traz uma parábola cotidiana muito valiosa. O que um motorista pode aprender com um milionário? E vice-versa? Nela, aprendemos que nem sempre o sucesso está atrelado ao que você é, mas ao que você faz e como faz.
Você gosta de bombom?
Eu gosto, mas quem se importa? Bem, a história é simples, acompanhe. Algumas crianças foram colocadas em uma sala, sentadas em suas carteiras de estudo. De repente, chega um cidadão e deixa um bombom em cada carteira, olha para todos e diz: “Quem resistir, e não comer o bombom até eu voltar, vai ganhar outro”. Assim, ele sai sem dizer quanto tempo demoraria para voltar. E daí? Ele não demorou muito para voltar e quem esperou, ganhou outro bombom (duh!).
Experimente enxergar de outra forma: quem esperou (não comeu o primeiro bombom), dobrou seu investimento em menos de um dia. Isso, 100% de retorno em poucas horas. Mas a pesquisa foi mais longe. Essas crianças cresceram e os pesquisadores foram ver como elas tinham se saído na vida, nos negócios, na sociedade. Advinha? Quem esperou pelo segundo bombom está melhor que aquele que comeu, rapidamente, a guloseima. Que tal?
Adiar pode fazer a diferença
A mensagem do livro não é demagógica, é óbvia. Ele propõe um exercício simples, que mostra os benefícios de se planejar e saber se controlar diante das “ótimas” oportunidades de negócios (bombons) que surgem, diariamente, diante de nós:
“A capacidade de adiar a gratificação faz toda a diferença do mundo. Responda: um milhão de dólares hoje ou, como alternativa, um dólar duplicado todos os dias durante 30 dias? O que você prefere? Nossa atitude diante de um problema, ou como reagimos a ele, é mais importante do que o incidente propriamente dito”
Pegue um papel e anote o número 1. Aa lado, anote a multiplicação dele por 2. Agora multiplique 2 por 2 e assim sucessivamente, até completar 30 multiplicações. Se você levar a brincadeira a sério, verá algo assim:
1 – 2 – 4 – 8 – 16 – 32 – 64 – 128 – 256 – 512 – 1.024 – 2.048 – 4.096 – 8.192 – 16.384 – 32.768 – 65.536 – 131.072 – 262.144 – 524.288 – 1.048.576 – 2.097.152 – 4.194.304 – 8.388.608 – 16.777.216 – 33.554.432 – 67.108.864 – 134.217.728 – 268.435.456 – 536.870.912
Que tal? Não interprete tudo isso como uma maneira fácil e rápida de enriquecer, mas como uma lição simples de atenção ao que você faz hoje. E, claro, como a certeza de que essas atitudes agora trarão consequências lá (ali) na frente. Joachim arremata:
“O importante é o que você faz com os recursos que tem hoje: como usa seus talentos, conhecimentos, personalidade, persistência, dinheiro e capacidade para resistir aos bombons. Não importa se sua meta é uma promoção, um carro, status de milionário ou a admiração dos colegas, o sucesso depende da sua habilidade de apreciar – mas não devorar – suas conquistas iniciais e de agir de maneira coerente com seus objetivos”
Estratégias simples
O livro descreve, através de curtas perguntas, um guia simples para facilitar o controle das finanças e a busca pelo sucesso. Respondê-las, no entanto, pode não ser tão fácil:
- O que você precisa mudar?
- Quais são seus pontos fortes? E os fracos?
- Quais são suas principais metas?
- Qual o seu plano?
- O que você está fazendo para transformar o plano em ação?
Avaliação final
O livro termina com uma palavra forte e motivadora: perseverança! Não deixe para depois aquilo que você pode resolver agora. Sem pensar em auto-ajuda, encare essa afirmação como um sinal de que, lá na frente, aparecerão oportunidades importantes, que exigirão sua atenção. Se estiver ocupado demais, elas passarão. Insista! Não desista! Agora é hora das notas:
- Linguagem e narrativa: 9
- Exemplos práticos: 8
- Temas abordados: 8
- Preço: 7,5
- Média: 8,1
Que tal pensar mais em bombons? Leitura fácil, rápida e muito prazeirosa, O Motorista e o Milionário pode ajudá-lo a enxergar, no chocolate, aquilo que você deveria encontrar no espelho. Recomendo.