Home Internet Livro: Investindo em Ações – Os Primeiros Passos

Livro: Investindo em Ações – Os Primeiros Passos

por Conrado Navarro
0 comentário

Titulo do livro: Investindo em Ações – Os Primeiros Passos
Autores: José Godoy, Luiz Gustavo Medina e Marco Antonio Gazel Junior
Editora: Saraiva
Páginas: 150
Livro 100% nacional!

Livro: Investindo em Ações

As dicas do Sr. Alceu

O livro é organizado de uma forma única, muito interessante. O personagem Alceu, um investidor inteligente e que conhece bem o mercado de ações, faz um convite a diversas pessoas: viajar até uma de suas casas de veraneio para passar um final de semana discutindo o básico sobre ações, negociação, registro de operações e estratégia de compra/venda de ativos. De uma forma simples e objetiva, o Sr. Alceu cobre as principais dúvidas de quem quer começar a entender esse tipo de aplicação.

O Sr. Alceu tem dois fundamentos básicos importantíssimos:

Acreditar no mercado de ações é acreditar no próprio crescimento do país. Durante o livro, surgem diversos exemplos de empresas e movimentos econômicos privados que melhor posicionam o Brasil diante do mundo e também dos investimentos que essas companhias fazem no dia-a-dia do país. Com a captação de recursos, as empresas investem. Esse investimento gera renda, emprego e visibilidade.

Conhecer o mercado de ações é conhecer melhor a própria sociedade em que se está inserido. De certa forma, o mercado de ações é puro comportamento humano. É possível associar estratégias e tendências sociais, psicologia e economia de forma a observar as empresas sob uma ótica diferente. A sociedade e sua expectativa refletem na Bolsa e vice-versa.

Os Alicerces

Nos primeiros diálogos da parábola, os autores procuram detalhar o básico sobre o mercado acionário, suas terminologias e importante papel diante da sociedade. Diferenças entre ações ON e PN, como uma empresa capta dinheiro através do lançamento de ações e a definição / responsabilidade do acionista são aspectos abordados nestes capítulos iniciais. Interessante notar a vibração necessária ao se tornar um acionista:

“Você precisa ter a sensação de ser dono daquilo… vibrar com as notícias positivas da empresa, sofrer com notícias ruins, acompanhar os resultados, consumir produtos da empresa, admirar os produtos da empresa”

O Investimento

Passado o básico, é hora de pensar em como e quanto investir. Antes, porém, o livro traz um material ilustrado simples que demonstra as variáveis possíveis para se entrar no mercado de ações (fundos ou de forma direta) e um singelo lembrete sobre o perfil de risco do investidor diante da aplicação.Também é abordado o aspecto da escolha da corretora. Nesse sentido, algumas perguntas são recomendadas pelos autores:

  • Eu tenho algum amigo ou conhecido que trabalha nessa corretora?
  • Eu conheço algum cliente dessa corretora?
  • A corretora tem tradição na Bovespa?
  • A corretora tem uma área de análise de empresas?
  • Eu tenho acesso aos estudos e aos analistas?
  • Como é o nível de serviço para pequenos investidores?
  • Sou atendido por um operador ou somente pelo homebroker?

O Cenário

De forma muito didática, faz-se um interessante paralelo entre as reações do mercado e os problemas econômicos do país. Fica fácil compreender qual a relação entre juros, inflação e consumo. Dessa forma, o leitor pode começar a criar paralelos entre os setores de sua carteira e as possíveis oscilações de seus papéis. Devemos considerar, na composição do cenário, quatro variáveis: o mundo, o Brasil, os setores e a ação em si. Mais:

“O investidor deve sempre trabalhar com pelo menos dois cenários, sendo um o cenário mais provável, em que ele acredita, e um outro, caso aconteça algo diferente de seus planos iniciais”

Os Índices

A paciente aula do Sr. Alceu continua através dos diversos indicadores e índices encontrados no dia-a-dia do mercado de ações. Como saber se o rendimento de um fundo ou de uma carteira é satisfatório em relação ao que existe em outros bancos ou produtos? Ibovespa, IBrX, IGC e índices setoriais são explicados de forma simples e muito objetiva.

“Um ponto de referência. Esse é o papel de um índice dentro do mercado financeiro. Referência para o investidor poder medir o desempenho de suas aplicações”

Seguindo no cumprimento de sua didática aula sobre indicadores, os autores trabalham fortemente o conceito de benchmark. O CDI, amplamente usado nas comparações de rentabilidade, é defendido de forma coerente:

“Pelo fato de historicamente o CDI apresentar resultados atrativos para os investidores, somado a seu menor risco, acredito que esse seja sempre o melhor benchmark para seus investimentos, mesmo quando falamos de ações”

Fundamentos versus Gráficos

O livro é muito interessante porque dá o mesmo espaço para ambas as escolas de análise. Os fundamentos e os gráficos são temas complementares e cada um tem seu papel dentro da estratégia proposta pelo Sr. Alceu. A premissa básica da negociação de ativos é muito bem definida na frase a seguir:

“Mercado financeiro é o local onde duas pessoas negociam o mesmo ativo, pelo mesmo preço, uma na compra e outra na venda, e ambas têm certeza de que estão fazendo um grande negócio” (autor desconhecido)

A lei da oferta e da procura é responsável pelo sobe e desce de curto prazo. Os fundamentos, pelo que pode acontecer no longo prazo. O livro traz práticas explicações sobre alguns dos índices usados na escola fundamentalista, tais como P/L, P/VPA, Dividend Yield, EBITDA e Endividamento. Estes índices de valor e estrutura ajudam na criação de uma estratégia de longo prazo e mostram a saúde da empresa como um todo.

No aspecto técnico e de base histórica, os autores enfatizam dois importantes índices: o Beta e a Volatilidade. O Beta indica o comportamento do ativo em relação O Ibovespa, enquanto a volatilidade trata de mensurar o risco, baseado nas oscilações do papel. Sobre a análise técnica, completam:

“Esse tipo de análise pode aumentar suas chances de ter sucesso em operações com ações, mas desconhecê-lo não o impede de investir nesse mercado. É importante sempre lembrar que são os fundamentos que indicam o preço justo das ações. A análise técnica indica apenas uma tendência de curto prazo e suas projeções pouco se importam com fatos, eventos e notícias, mas apenas com o histórico de cotação dos ativos, que refletem sempre os acontecimentos. Esse é o ponto fraco da análise técnica”

A Estratégia

Ponto fundamental, a estratégia é abordada de forma bastante educativa. Como construir uma carteira de forma inteligente e levando em consideração as possíveis perdas futuras? O livro explica conceitos como stop, stop loss, stop gain, hedging, benchmarking entre outros. A idéia é manter o investidor atento ao que pode acontecer, de forma a ensiná-lo a se preparar através das ferramentas de mercado.

“Uma estratégia baseia-se em premissas e estas em dados, análises, históricos, gráficos e feeling, muito feeling

Permita-me certo ceticismo aqui. Cuidado com o feeling. Não acho que o investidor iniciante deva levar tanto feeling para o mercado. Seu conceito de negociação não é tão apurado, portanto acredito que as dicas posteriores dos autores são mais inteligentes e práticas:

“Especifique o quanto você quer ganhar com uma ação. Estipule também o quanto você suporta perder. Por fim, respeite essa estratégia e saiba que, muito dificilmente, você acertará o movimento inteiro da ação. Alcançar seu objetivo é o que você quer”

Na prática

O livro traz um capítulo dedicado aos exemplos práticos do mercado de ações. Alguns ativos são “negociados” e toda o processo abordado no livro é novamente demonstrado. Destaque para a explicação e exemplo sobre a apuração de lucro ou prejuizo e consequente cálculo do Imposto de Renda. Além disso, os autores disponibilizam uma planilha muito interessante (porém simples) que pode ser usada pelos investidores novatos na hora de acompanhar a evolução de seus negócios.

Avaliação final

O livro, bastante completo, tem linguagem simples e foco no investidor que ainda não teve contato com o mercado de ações. Dois capítulos são dedicados a perguntas e respostas sobre o mercado de capitais, além de um completo glossário com os termos e jargões comuns das operações financeiras com ações e derivativos. Que tal vermos as notas?

Linguagem e narrativa: 9
Exemplos práticos: 9
Temas abordados: 9
Preço: 6,5
Média: 8,5

Recomendo a leitura para aqueles que desejam ingressar no mercado de ações, mas não se sentem à vontade com o que ouvem por ai. De cunho prático e didático, “Investindo em Ações – Os Primeiros Passos” desmistifica a negociação de ativos e nos convida a construir um país melhor através do financiamento de grandes empresas listadas em Bolsa. Recomendo.

Foto “”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.