Que bom seria se comprar um carro, novo ou não, fosse apenas calcular o tamanho da parcela do financiamento e compará-la com nosso orçamento mensal. O episódio de hoje da TV Dinheirama trata da compra do carro e usa uma simulação real como explicação. O brasileiro é assim: compra carro em muitas prestações (48, 60, 72 vezes), não dá entrada e leva em conta apenas o valor da parcela para saber se o carro cabe em seu padrão de vida. Como ficam gastos como IPVA, seguro, estacionamento, combustível, manutenção, lavagem, entre outros?
Alguns chegam a dizer que carro é um investimento. Para quem faz uso pessoal do automóvel, isso é um absurdo. Carro é um passivo, representa gastos e ainda deprecia (muito!). O video de hoje trata especificamente das despesas, mostrando como elas encarecem a manutenção do veículo. A depreciação será abordada em um outro video, que falará do aspecto do investimento e da relação ativo/passivo. Assista e comente:
Como complemento ao material em vídeo, sugiro que leia também os artigos:
- “Qualquer um pode comprar um carro?”
- “Podcast: é hora de comprar ou trocar de carro?”
- “A compra do carro e as desculpas esfarrapadas”
- “Crédito fácil + financiamento = Carro caro”
- “O que você não sabe sobre carro financiado”
- “Financiar o carro é fácil! Pagar, nem tanto”
Importante: Lembre-se de acessar nosso canal no YouTube – www.youtube.com/dinheirama – e se inscrever para receber nosso material. As gravações têm caráter didático e instrutivo. As dicas dadas deverão ser usadas sob sua total responsabilidade. Vem mais por ai. Espero que gostem! Até a próxima.