Home Agronegócio Cachaça produzida por cinco mulheres chega ao mercado com status de preciosidade

Cachaça produzida por cinco mulheres chega ao mercado com status de preciosidade

Elaborado pela master blender Aline Bortoletto, profissional de destaque no cenário dos destilados no Brasil, a cachaça foi selecionada e harmonizada em madeiras de umburana

por Agência Sebrae
0 comentário

Cachaça é coisa de mulher, sim, e um grupo arrojado de mulheres pode provar. Uma cientista renomada e cinco produtoras de cachaça de quatro estados brasileiros uniram seus conhecimentos e suas experiências para produzirem um blend que reflete a diversidade e a riqueza dos sabores do universo da cachaça.

Assim, surgiu a cachaça cinco almas, um empreendimento totalmente idealizado por mulheres que já é sucesso no segmento de cachaças artesanais.

Elaborado pela master blender Aline Bortoletto, profissional de destaque no cenário dos destilados no Brasil, a cachaça foi selecionada e harmonizada em madeiras de umburana, carvalho, freijó, jaqueira e jequitibá, resultando em uma cachaça complexa, porém suave. O blend é resultado de dois anos de dedicação e pesquisa.

Reunindo cinco destilarias e mulheres empreendedoras, Elk Barreto, Cris Amin, Adeylza Matos, Ilíada Terra e Célia Regina Miranda Della Colletta de Mattos, a Cachaça Cinco Almas já nasce grande e destemida. É uma homenagem à alma da cachaça e ao espírito de colaboração que a permeia. Com um teor alcoólico de 40% e volume de 750ml, a cachaça Cinco Almas é o resultado de um blend, que consiste na mistura de várias cachaças, e foi lançada, estrategicamente, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O lote exclusivo terá uma edição limitada de mil garrafas, e será vendido pelo Instagram das cinco destilarias: @canaelua, @cachaca_paramirim, @tiê, @sanhacu e @octavianodelacoleta.

Uma das produtoras, a empresária Aldeylsa Matos, da cidade de Paramirim, na Chapada Diamantina-BA, falou sobre a importância de empreender e buscar novos mercados, já que mantém uma destilaria que comercializa produtos artesanais nesse segmento.

Com a necessidade de se enquadrar em todas as normas técnicas e de comercialização, Aldeysa buscou o Sebrae para aperfeiçoamento dos seus produtos através de consultorias especializadas e capacitações específicas para o nicho do seu negócio, a exemplo da consultoria de fermentação para destilaria, e participações em feiras setoriais, como a e-Agro.

“O Sebrae é nosso parceiro nessa busca de aperfeiçoamento, e nos oferece um leque de ferramentas importantes para esse fortalecimento da marca, o que nos fez ter essa maturidade para englobar esse novo projeto que é a Cachaça Cinco Almas. Esse projeto é um marco no segmento, e serve de modelo para outras mulheres empreendedoras que buscam diversificar o modelo de negócio. Estamos felizes com a repercussão da cachaça, e com a comercialização, paralelamente, dos nossos produtos originais como a cachaça Paramirim”, afirmou a empresária.

Para o gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, esse exemplo serve de motivação para mulheres que procuram empreender e diversificar seus produtos em áreas antigamente controladas por homens. “A cachaça Cinco Almas é um case de sucesso muito motivador, porque mostra o quanto a mulher assume o seu papel de gestora, nos mais diversos segmentos. Uma grande iniciativa que já virou referência no mercado de destilados, e o Sebrae está pronto para apoiar novas ideias e projetos como esse, com acesso a capacitações, consultorias e ferramentas técnicas que ajudem no desenvolvimento do empreendimento”, concluiu o gestor.

Elk Barreto, gestora da marca Sanhaçu, cachaça orgânica pernambucana. Referência em sustentabilidade e qualidade, com 44 prêmios nacionais e internacionais. Elk é sommelier de cachaça e mestre alambiqueira.

Cristiane Amin, jornalista, 54 anos, é Sommelière de cachaça há 6 anos, foi uma das líderes da Tiê, trabalhando no marketing, transformou seu produto em uma marca mundialmente conhecida.

Adeylza Matos, sócia e produtora da Cachaça Paramirim. Técnica em Edificações, sommelier e master blender, apaixonada por cachaça. Está há 22 anos focada na excelência e premiação dos produtos Paramirim.

Ilíada Terra, empresária, produtora e master blender da cachaça Cana & Lua, premiada nacional e internacionalmente, referência em qualidade e tradição no Sul de Minas Gerais há mais de 25 anos.

Célia Regina Miranda Della Colletta de Mattos, 49 anos, é Chef de cozinha formada pela Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu, em Paris-FR, e é membro da Académie Culinaire de France, sendo a primeira mulher a integrar a prestigiosa instituição. No Brasil, Célia e seu marido, Gustavo Della Colletta, são co-fundadores da destilaria Octaviano Della Colletta, que produz as cachaças Cê e a Alzira Cachaça, produtos já premiados no Brasil e na Europa

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.