As rajadas de vento que atingem nesta quinta-feira (13) a cidade de São Paulo, em razão do ciclone extratropical presente no Sul do país, alcançaram, ao meio-dia, 72,2 quilômetros por hora (km/h) no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul da capital paulista. A informação foi dada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), desde o período da manhã, foram registradas seis arremetidas devido aos ventos fortes no aeroporto. Às 14h45, não havia nenhum voo atrasado.
A estação meteorológica de Santana, na zona norte da capital paulista, também foi atingida por ventos fortes, com rajadas de 70km/h às 10h. No aeroporto internacional de Guarulhos (Cumbica), as rajadas chegaram a 62,6 km/h, às 12h.
Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional, devido às condições meteorológicas adversas, três voos tiveram as rotas alternadas na manhã de hoje para outros aeroportos, mas já retornaram para Guarulhos. Às 15h, o aeroporto estava operando normalmente para pousos e decolagens.
A Defesa Civil de São Paulo alerta que o vento forte pode tombar árvores, causar danos às plantações e derrubar a fiação elétrica, provocando interrupções no fornecimento de energia elétrica e nas comunicações telefônicas. O vento também pode danificar habitações mal construídas e provocar destelhamento em edificações.
Com a condição de vento forte, a Defesa Civil recomenda às pessoas a não praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting. Outra recomendação é procurar abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; manter distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes e não fazer trabalhos com andaimes e encaixes metálicos.
Também deve-se evitar estacionar veículos perto de cabos elétricos, torres de transmissão, árvores, outdoors e outras estruturas que não pareçam seguras.
Frio
Além do vento forte, a capital paulista deve ter madrugadas frias nos próximos dias. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo decretou hoje estado de alerta para baixas temperaturas em toda a capital paulista.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, as próximas madrugadas serão geladas: a média da temperatura mínima deverá chegar a 9°C. Nos bairros mais distantes do centro da cidade, as temperaturas deverão ser ainda mais baixas.
Segundo o CGE de SP, as rajadas mais recentes foram:
72,2km/h, às 12h no aeroporto de Congonhas, Zona Sul
70Km/h às 10h na estação meteorológica de Santana/Tucuruvi, Zona Norte
62,6km/h, às 12h no aeroporto de Cumbica, Cidade de Guarulhos
55,6km/h, às 12h no aeroporto Campo de Marte, Zona Norte
50Km/h às 10h40 na estação meteorológica de São Mateus, Zona Leste
48,7 Km/h às 10h na estação meteorológica de CGE-SÉ, Centro
47,4 Km/h às 06h40 na estação meteorológica de M’Boi Mirim, na zona sul
46,7 Km/h às 09h20 na estação meteorológica de Itaim Paulista, Zona Leste
46 Km/h às 11h20 na estação meteorológica de Parelheiros, Zona Sul
45,4 Km/h às 10h na estação meteorológica de Engenheiro Marsilac, Zona Sul