Muito se tem falado nos últimos meses sobre o agravamento da crise na economia do Brasil. A inflação mostra força e os altos juros, que nesse momento são parte do remédio (amargo) para combatê-la, acabam sendo ao mesmo tempo um dos empecilhos para o crescimento do país, que certamente não alcançará em 2015 um resultado positivo.
O grande e talvez maior problema do país para enfrentar esse momento de crise econômica é outra crise: a política. Praticamente toda semana um novo escândalo de corrupção se torna público e o desgaste causado por tantos fatos acaba esbarrando na condução do país pela presidente Dilma Rousseff, já que seu partido, o Partido dos Trabalhadores, se encontra no centro do furacão (hoje foi preso, pela Polícia Federal, o tesoureiro João Vaccari Neto, como parte da “Operação Lava Jato”).
Sob o ponto de vista econômico, um processo de impeachment da Presidente poderia ser em um momento inicial bastante nefasto para o país, então é fundamental termos a consciência de que os interesses políticos e partidários precisam ser distanciados, colocando em prática a necessidade de considerarmos o melhor para o país. As decisões precisam ser conscientes.
O fim da Presidente?
A Empiricus, parceira de conteúdo do Dinheirama, lançou recentemente um vídeo com o nome “O Fim da Presidente” (clique e assista ao vídeo). O título do vídeo não é uma defesa de um processo de impeachment, de acordo com as palavras do autor Felipe Miranda, mas sim uma forma de chamar a atenção para as dificuldades do momento da economia e a pequena margem de manobra política que o país e a Presidente têm no momento.
O evidente desgaste da figura da Presidente pode ser medido nas últimas pesquisas, que apontaram profundo desapontamento da população. Neste contexto, o ambiente explosivo causa profundo perigo para os investidores e trabalhadores de uma maneira geral.
É fundamental ter os pés no chão e acompanhar figuras que consigam olhar para esse ambiente com grande conhecimento e ser capazes de apresentar os melhores caminhos para o futuro. Assista ao ao vídeo “O fim da Presidente” e conheça também o relatório “Palavra do Estrategista”, uma evolução ao celebrado “O Fim do Brasil”. O relatório está muito mais abrangente e conta com a participação do bilionário americano Bill Bonner, fundador da Agora Inc, além de muita informação da economia dos quatro cantos do mundo, formando uma rede de conhecimento global.
Comece a olhar o futuro com pragmatismo e procure aproveitar as oportunidades que mesmo os períodos de crise oferecem, para isso você certamente poderá contar com o apoio do Dinheirama e todos os seus parceiros. Até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama tenham acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto: Brazilian crisis, Shutterstock.