Home Finanças Pessoais Insistência ou pura repetição?

Insistência ou pura repetição?

por Conrado Navarro
0 comentário

Nélia comenta: “O blog é bacana, achei legal. Agora, tudo que você fala aqui está escrito em livros de finanças pessoais, de investimentos etc. A repetição abarrota o mercado de opções mas parece que nada surte efeito. Pode comentar isso”?

Oi Nélia, seja bem vinda. Valeu pelas palavras de incentivo. Devo confessar que adorei seu comentário e o assunto a ser debatido. Livros de finanças pessoais valem a pena? Por que será que eles são tão parecidos e há tantos deles por ai? Qual o melhor? Por que? São tantas as perguntas que posso imaginar a confusão que pode ser criada na cabeça de muitas e muitas pessoas.

A maioria das pessoas prefere ainda ignorar conceitos básicos de economia doméstica e planejamento. São os mesmos que se dizem inteligentes o suficiente para cuidar de suas receitas e despesas. Que são os mesmos que muitas vezes admitem o limite do cheque especial como parte da receita e que financiam suas faturas de cartão de crédito (aliás, aqui são quase 50% dos brasileiros com cartão). Ou seja, são os que mais precisam de ajuda.


Os livros são sim repetitivos. Ainda que eu os defina como insistentes, por muitas vezes eles soam iguais e sem conteúdo adicional. Mas é matemática e na matemática os números precisam bater e as regras (e fórmulas) são as mesmas. Todos vão abordar receitas e despesas, orçamento, juros, inflação, previdência, financiamento etc. É isso que precisa ser atacado e aprendido pela maioria do parágrafo anterior.

Logo, as opções para leitura são muitas e muitas vezes muito boas, mas o problema não é esse. O problema é ler a obra e, mesmo assim, continuar achando que ainda não é hora de se preocupar com isso, que falta tempo para tantas planilhas e contas e que você se vira bem sem tais ferramentas. É isso que a maioria faz. Lê, muitas vezes desistindo ainda nas primeiras páginas, solta um “Humpf!!!” orgulhosa e se vangloria do que já possui, sem saber que com os juros que ela paga e com o dinheiro que ‘escorre’ pelo ralo mensalmente, ela poderia ter muito mais.

Qual é então o problema? Os livros repetitivos ou a falta de insistência pessoal para com eles? Sim, existem muitos livros fracos e chatos de ler, porém para cada um destes existe um interessante e que agrega valor. Nenhuma desculpa justifica. Um abraço.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.