Título do livro: Investindo sem Erro
Autores: José Godoy, Luiz Gustavo Medina e Marco Antonio Gazel Junior
Editora: Saraiva
Páginas: 168
Preço: R$ 24,50
Livro 100% nacional!
Dinheiro protegido, futuro garantido.
“Investindo sem Erro”, segundo livro da série “Dicas do Sr. Alceu”, traz a educação financeira e a decisão de investir para o conforto de sua casa. Proteger sua capacidade de gerar patrimônio é construir um futuro melhor, mais rico e tranquilo. Parece simples. Os autores nos levam a crer que é. Afinal de contas, aprender a poupar e a investir não pode ser a coisa mais difícil do mundo. De novo, não é. A grande motivação dos autores continua sendo o desinteresse e comodismo por parte dos brasileiros.
O que é dinheiro? Como funciona o trabalho?
Em poucas páginas é possível entender porque você trabalha e qual o seu grau de contribuição para a sociedade ao exercer sua profissão. O dinheiro facilita a vida em sociedade e permite a troca do seu trabalho pelo fruto do trabalho dos outros. Dinheiro, então, é bom! E quem cuida dele? A gestão do seu dinheiro é sua responsabilidade.
“O que diferencia as pessoas é a forma como elas tratam as informações. A gestão financeira pessoal compreende todas as atividades de planejamento, controle e acompanhamento de suas receitas e despesas. Lembre-se, a disciplina é uma das características mais importantes para o planejamento financeiro. Note que há pessoas com mais e outras com menos dinheiro, e isso não significa que aquelas que têm mais dinheiro são mais saudáveis financeiramente falando”
Filosofia de vida e juros compostos
Usar os juros para benefício próprio. O conceito de acumulação de patrimônio através de investimentos pode ser resumido nessa frase. Não há nada de graça no mundo, portanto prefira emprestar seu dinheiro, e receber juros por isso, a pegar emprestado e ter que pagar mais pela ajuda. Investir em produtos bancários, fundos, ações é emprestar dinheiro. Procure pensar assim. Simplifique. Das dicas do livro, destaco:
É fundamental ter um padrão de vida compatível com os seus rendimentos;
Sempre que possível, adie o seu projeto para que você possa pagar a maior parte possível à vista;
Nunca financie mais do que 35% do valor de algo que esteja comprando;
Não desanime por achar que o valor que está poupando é baixo. Todos começam assim.
Orçamento e fluxo de caixa
Estas são duas ferramentas extremamente importantes e úteis no seu dia-a-dia financeiro. Se não são, deveriam ser. O orçamento é a fotografia da sua situação financeira e permite que você saiba exatamente o quanto recebe, gasta e permite que você aproveite melhor o potencial de poupança. Repare nas dicas do Sr. Alceu:
- É fundamental colocar a sua poupança no orçamento! Poupar e investir deve ser algo prioritário em sua vida;
- O orçamento é uma ferramenta viva. Mantenha-o sempre atualizado;
- Não se esqueça das despesas sazonais, como licenciamento do carro, matrícula da escola, IPVA, IPTU etc.
O fluxo de caixa permite que você encare o tempo, facilitando a tomada de decisão. Com o controle frequente das entradas e saídas de capital, fica mais fácil definir as melhores datas para o pagamento das contas e a melhor hora para a compra de um produto ou bem. O orçamento facilita no controle do seu dinheiro e o fluxo de caixa flexibiliza seu uso.
Armadilhas do caminho
De forma criativa e muito didática, o livro explicita sete armadilhas das finanças pessoais:
- Desbalanceamento no orçamento. O maior pecado nas finanças, gastar mais do que pode. Fazer isso é pedir para os juros ficarem contra você.
- Falta de controle no orçamento e no fluxo de caixa. Em muitos casos, as despesas menores costumam ser esquecidas no momento de serem contabilizadas, podendo se tornar perigosas.
- Custo fixo. Um grande dilema a ser considerado é o padrão de vida que se pretende levar. Sempre que se aumenta o padrão de vida, todos os seus custos se elevam.
- Dívidas. Se você tiver dinheiro apenas para pagar os juros da dívida sobrando no final do mês, jamais conseguirá pagar o valor emprestado.
- Falta de provisões. Para realizar provisões, a poupança deve fazer parte de seu orçamento. A sugestão é poupar, pelo menos, um valor próximo a seis meses de suas despesas mensais.
- Aposentadoria. Quando mais cedo você começar a se preocupar com a aposentadoria, menor o sacrifício que terá de fazer para poder manter o seu padrão de vida.
- Seu sonho. Investir ou financiar? Nunca financie mais do que 35% do ativo que está adquirindo. Pague barato, guarde o dinheiro primeiro e compre depois.
Investimentos e futuro
O material extenso, porém básico, sobre investimentos me impressionou. São abordadas vantagens e riscos das mais diversas aplicações disponíveis no mercado, bem como a influência de variáveis externas em suas rentabilidades. Inflação, desvalorização da moeda, juros, consumo, imposto de renda e risco são transformados em didáticas aulas, ricamente ilustradas com gráficos e exemplos. O livro aborda os aspectos operacionais dos seguintes produtos:
- Fundos de investimento de curto prazo, longo prazo, de gestão passiva, ativa, indexados, referenciados, com ou sem renda variável, com ou sem alavancagem;
- Renda fixa;
- Renda variável;
- Renda mista;
- Fundos referenciados DI;
- Fundos de renda fixa prefixados;
- Fundos de ações;
- Fundos cambiais;
- Títulos públicos;
- CDB;
- Debêntures;
- Ações.
Dando sequência, os autores entram fundo na questão da tributação. Com muitos exemplos reais, cálculos e simulações, os temas IR, CPMF e IOF ficam claros e certeiros. A matemática fica simples diante da capacidade de abstração e didática dos autores.
Avaliação final
Como se já não bastasse a paciência dos autores, o livro traz ainda um glossário completíssimo dos termos técnicos de mercado e finanças necessários para o dia-a-dia do leitor mais leigo. Muito bem organizado e com explicações simples, o glossário é diversão garantida para os que querem aprender mais. Vejamos as notas:
- Linguagem e narrativa: 9
- Exemplos práticos: 9,5
- Temas abordados: 9,5
- Preço: 8
- Média: 9
Leitura recomendada para os que ainda desconhecem os princípios básicos da boa administração financeira pessoal e desejam entender melhor quais são as alternativas disponíveis para aplicar seu dinheiro. Abrangente, sem ser massante, “Investindo sem Erro” nos coloca diante de uma reflexão inadiável: se somos nós os responsáveis pelo nosso patrimônio, por que será que esperamos tanto dos outros na hora de ficar ricos? Mexa-se. Compre o livro e divirta-se.
———
O Dinheirama está entre os finalistas do concurso Best Blogs Brazil, responsável por escolher os melhores blogs brasileiros em 2007. O Dinheirama foi indicado e é finalista em quatro categorias: blog revelação, melhor design, melhor blog individual e melhor blog de mercado e finanças. Votar é fácil. Acesse a página do Best Blogs Brazil, faça seu cadastro, clique nas categorias e faça sua escolha. Contamos com o seu voto! Obrigado.