Home Economia e Política Lula chama de volta embaixador do Brasil em Israel para consultas, diz Folha de S.Paulo

Lula chama de volta embaixador do Brasil em Israel para consultas, diz Folha de S.Paulo

A decisão do governo israelense, liderado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ocorreu após Lula comparar a guerra realizada por Israel em Gaza, ao Holocausto promovido pelos nazistas

por Reuters
0 comentário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de volta para consultas o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, disse à Reuters uma fonte do Ministério das Relações Exteriores, horas depois de o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarar Lula persona non grata no país.

Katz convocou Meyer para uma reprimenda no Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, e anunciou que Lula não é bem-vindo em Israel até que se retrate de comentários que fez comparando a guerra realizada por Israel em Gaza ao Holocausto promovido por Hitler contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

Na ocasião, o chanceler israelense disse que as declarações de Lula foram antissemitas.

A informação sobre a chamada de volta do embaixador para consultas foi inicialmente divulgada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, e pouco depois confirmada à Reuters por uma fonte com conhecimento do assunto, que pediu para não ter o nome revelado.

Israel iniciou uma ampla ofensiva por terra e ar contra Gaza após um ataque em 7 de outubro do ano passado em que integrantes do grupo militante islâmico palestino Hamas mataram 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e sequestraram 253 pessoas em território israelense, segundo dados de autoridades de Israel.

Desde então, os ataques israelenses em Gaza devastaram o enclave palestino, matando mais de 29 mil pessoas, também em sua maioria civis, segundo autoridades palestinas, e forçando a maioria dos 2 milhões de habitantes de Gaza a deixarem suas casas.

O Holocausto promovido pelo nazistas na Segunda Guerra Mundial matou 6 milhões de judeus.

Antes da reprimenda ao embaixador brasileiro e ao anúncio de Lula como persona non grata em Israel, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a declaração de Lula buscava banalizar o Holocausto e cruzava uma “linha vermelha”.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.