Home Carreira Os segredos de uma executiva do Google para ter uma carreira bem-sucedida

Os segredos de uma executiva do Google para ter uma carreira bem-sucedida

by Daniella Gomes
0 comment

O que a vice-presidente de negócios em nuvem do Google, Diane Greene, tem a nos ensinar? Nos EUA, Diane é mais conhecida por ter fundado e depois vendido a empresa de TI, VMware, por mais de 600 milhões de dólares à gigante EMC – multinacional norte-americana listada na Fortune 500 e que fornece sistemas para infraestrutura de informação e software.

Veja abaixo as dicas e ensinamentos de uma das mulheres mais poderosas do setor de tecnologia, de acordo com a publicação no site Business Insider.

1. Faça o que é interessante para você!

Em primeiro lugar, ela afirma que faz o que quer e o que é interessante para ela. Bom, você pode pensar: com esse cargo é possível se dar ao luxo de escolher o que se quer. Mas use essa dica para a sua realidade.

Pense na quantidade de tarefas e atividades que você inclui no seu dia a dia e que poderiam ser mais simples, deixadas de lado ou, simplesmente, ignoradas. O tempo é o seu bem mais precioso. Por isso, dê valor a ele e procure ocupá-lo com coisas que sejam realmente importantes.

Leitura recomendada: Dizer Não Faz Muito Bem para a Sua Carreira

2. Seja curioso

Um dos segredos de Diane é manter o senso de curiosidade. E ela diz: “se você perder isso, tudo vira uma aventura”. Quando li essa frase, fiquei confusa no início, mas depois de dar um gole no meu café e refletir, ela fez sentido para mim.

Pensa só: quando você tem uma ideia, recebe uma proposta de trabalho ou decide o lugar onde irá passar as suas férias, o que te move para seguir adiante? A curiosidade, claro!

Se você não se mantém curioso, todos os exemplos que citei acima ficam apenas no “mundo das ideias”. Sem isso, não partimos para o planejamento e execução. Não ter curiosidade é permanecer acomodado.

3. Motivação + pessoas para atingir o sucesso

Para ela, ter uma grande carreira é saber enxergar as possibilidades e executá-las com motivação. Mas o sucesso não é construído sozinho: “é preciso se cercar de pessoas que você gosta de trabalhar”, ela diz.

Leitura recomendada: 3 passos para planejar a sua carreira profissional

4. Planeje cada passa com cuidado

“Se você sabe para onde está indo, você tem aquele sexto sentido sobre o que vai enfrentar no caminho e todas as suas decisões serão baseadas no seu objetivo final”, afirma Diane.

Mas como executar um grande objetivo?

O grande ensinamento passado por ela e que destacamos nesse post é: crie metas de curto prazo que tenham valor e que sejam fundamentais para a realização do seu grande objetivo. Assim, você perceberá pequenas conquistas no caminho e cada uma delas dará a motivação necessária para manter o foco.

Veja que simples, mas poderoso esse ensinamento! Você já percebeu que muitas vezes queremos algo e só imaginamos o momento em que já estamos usufruindo daquilo? Dessa forma, não paramos para planejar com calma, não é?

Pois bem, é por não ter o hábito de planejar que muitas pessoas vivem endividadas e frustradas. Porque não conseguem estabelecer pequenas metas no dia a dia para alcançar um objetivo maior.

Aqui no site falamos muito da planilha gratuita de controle financeiro, por exemplo. Um instrumento simples para organizar as contas e ter uma fotografia das finanças pessoais. Mas sabemos também que tem gente que acha isso chato e não consegue dedicar um tempo para preencher a planilha, mesmo que isso leve apenas alguns minutinhos do dia.

Ter controle financeiro, por exemplo, é um degrau (e uma pequena meta) que leva para o topo de muitas conquistas que envolvem dinheiro.

5. As dificuldades virão e é preciso saber quando partir

Greene destaca que em algum momento haverá certas dificuldades e empecilhos que nos farão decidir se é o momento de manter o trabalho atual ou partir para outra.

Para ela, há duas razões para mudar de rumo. A primeira é a perda do interesse no que se faz. “Se você não quer nem pensar a respeito, você não está usando bem o seu tempo. Isso é sinal de que é preciso procurar algo que o motive”.

Outra razão é se alguém, com um status acima do seu, está bloqueando suas iniciativas e o seu crescimento na empresa.

Leitura recomendada: O que não é dito nos manuais de Empreendedorismo

Mas atenção! Não estamos falando para você bater na porta da sala do chefe e pedir para sair hoje (ainda mais em tempos de crise). É normal não concordamos com tudo e nem sempre devemos fazer valer a nossa voz.

É importante se auto avaliar constantemente e procurar entender se está satisfeito, o que pode mudar para melhorar e como. Às vezes, uma mudança de postura, uma ideia nova ou pedir ajuda para o colega ao lado pode ser a grande sacada para uma nova perspectiva positiva.

Por isso, pense antes de agir, saiba filtrar os ensinamentos mais preciosos que destacamos aqui e crie suas pequenas metas para alcançar grandes objetivos!

Você tem algum ensinamento ou dica de um empreendedor que considera importante? Se sim, conta pra gente nos comentários! Até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.