Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu a região da cidade de Nova York na manhã desta sexta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), sacudindo prédios e surpreendendo os moradores de uma área que raramente apresenta atividade sísmica, mas que aparentemente não causou grandes danos.
O epicentro do terremoto foi próximo à Whitehouse Station, em Nova Jersey, e ocorreu pouco depois das 10h20 (horário local) a uma profundidade de 4,7 quilômetros, informou o USGS.
Pessoas relataram ter sentido tremores da Pensilvânia a Massachusetts. Um porta-voz do Departamento de Polícia da Cidade de Nova York disse que não havia recebido nenhum relato de danos.
Charita Walcott, de 38 anos, moradora do bairro do Bronx, em Nova York, disse que o terremoto foi sentido “como um estrondo violento que durou cerca de 30 segundos ou mais”.
“Foi como estar em uma roda de tambores, aquela vibração”, disse ela.
No edifício da Organização das Nações Unidas, no centro de Manhattan, o presidente-executivo da Save the Children parou abruptamente de falar ao Conselho de Segurança sobre o conflito Israel-Hamas quando as câmeras começaram a tremer.
“Vocês estão fazendo o chão tremer”, brincou o enviado palestino da ONU, Riyad Mansour.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) informou às companhias aéreas que os voos para os aeroportos da cidade de Nova York poderiam ser retidos por algum tempo por causa do terremoto.
Alguns voos com destino a Nova York foram desviados para outros aeroportos, de acordo com o site de rastreamento FlightAware.
A FAA informou que as operações de tráfego aéreo seriam retomadas “o mais rápido possível”.
O movimentado Holland Tunnel, uma das três principais travessias do rio Hudson entre a cidade de Nova York e Nova Jersey, seria temporariamente fechado para inspeção, informou a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
Os governadores de Nova York e Nova Jersey publicaram na plataforma de mídia social X que estavam montando respostas de emergência.
O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, foi informado, e não houve relatos imediatos de “grandes impactos”, disse seu gabinete no X.
O tremor desta sexta-feira fez com que alguns moradores se lembrassem do terremoto de magnitude 5,8 ocorrido em 2011 na Virgínia, que levou à retirada das pessoas de alguns edifícios, incluindo a prefeitura, e causou danos em Washington.