Philip Jefferson fez nesta quarta-feira o juramento de posse como novo vice-chair da diretoria do Federal Reserve, informou o banco central dos Estados Unidos, no momento em que as autoridades se preparam para uma reunião de política monetária na próxima semana.
Também prestaram juramento a diretora do Fed Lisa Cook para um novo mandato de 14 anos, e Adriana Kugler, como mais nova integrante da diretoria do Fed.
Os três foram confirmados pelo Senado na semana passada. Isso não vai alterar o resultado da reunião de 19 e 20 de setembro, para qual a expectativa é de que as autoridades do Fed mantenham a taxa de juros em sua faixa atual de 5,25% a 5,50%.
No entanto, isso significa que a diretoria do Fed terá sua lista completa de sete membros conforme as autoridades de política monetária digerem os dados recebidos nos próximos meses para determinar se é necessário um aperto maior para controlar a inflação.
As três autoridades recém-empossadas divulgaram pouco sobre seus pontos de vista durante o processo de confirmação, embora se espere que Jefferson se alinhe estreitamente com a opinião de Powell de que o Fed talvez precise agir se as pressões inflacionárias continuarem desconfortavelmente altas.
Kugler, nascida na Colômbia, é a primeira latina a fazer parte da diretoria do Fed, e tanto Cook quanto Jefferson são negros, o que torna a atual diretoria a mais diversificada racialmente em seus 109 anos de história.