Eugênio comenta: “Navarro, uma pergunta que tenho feito para algumas pessoas que considero em alta estima: existe um perfil adequado de conduta para alcançarmos o sucesso e a independência (ou liberdade) financeira? Pergunto, pois acho que nunca alcançarei isso. Estou sendo dramático demais? Obrigado”.
Se o desafio parece grande demais, não dá! Se parece difícil, não consigo! Afirmações assim são muito comuns. Chega! Eu não gosto quando as pessoas dizem “nunca”. Essa é uma palavra muito longa e a vida é dinâmica demais para criarmos limitações tão extensas. Limitações. Eis uma palavra destruidora de sonhos.
Você é o dono das suas ações
Antes de prosseguir para o ponto alto deste texto, que são as provocações sobre sucesso financeiro que quero que você leia e pense a respeito, vamos esclarecer essa coisa das limitações.
Você já deve ter lido e ouvido a expressão “crença limitante”. São pensamentos fixos que você desenvolve e que se tornam verdades para você. Eles podem ter sido criados por você mesmo ou não – há casos em que, de tanto ouvir frases negativas de outras pessoas, tais sentimentos acabam “internalizados”.
Existe ainda a síndrome do “coitadismo”, em que, pelos mais variados motivos, a pessoa se sente inferiorizada e incapaz de avançar em diversas áreas da vida, inclusive profissional, o que afeta a geração de renda (e a busca pela independência financeira).
Como vemos, esta é uma questão psicológica e comportamental, mas que interfere diretamente nas conquistas financeiras. Se você se identificou com isso, precisa estudar o assunto e modificar seus pensamentos. Dependendo do grau do problema, precisará de apoio psicológico profissional. Sim, terapia mesmo (eu fiz e recomendo).
Feita esta observação inicial, vou apresentar algumas características que considero importantes para você alcançar a independência financeira.
Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você
Provocações sobre independência financeira
Há muito a se falar quando o assunto é sucesso. No âmbito das finanças, não é diferente. Como gostamos de listas, tópicos e regras, apresento hoje 10 provocações que considero muito relevantes para você experimentar a liberdade financeira.
Se elas fizerem mesmo sentido, imprima-as e as fixe na parte de dentro da porta do seu guarda-roupas, para consultar frequentemente. Pode parecer um exercício bobo, mas se você se enquadrou no grupo de pessoas que sofre com as crenças limitantes, isso será de grande utilidade para “desintoxicar” a sua mente.
- Desenvolva a disciplina na sua vida: ela manterá você no caminho;
- O seu destino está diretamente relacionado com as suas escolhas: saiba aonde quer chegar, mas aprenda a tomar decisões (inclusive as difíceis);
- Acredite em você e no seu potencial: você pode, desde que acredite e entre em ação;
- Seja persistente: as dificuldades chegam para todos, mas só os persistentes avançam;
- Busque a realização dos seus sonhos: eles serão um forte motivador para que você não desista;
- Assuma as responsabilidades por suas decisões: se você acertou ou errou, a culpa é sua. Aprenda com os erros e comemore os acertos;
- Desenvolva seu espírito empreendedor: independente de você ter sua empresa ou ser empregado, pense sempre como se fosse o dono, fazendo o seu melhor para obter resultados positivos;
- Trabalhe com afinco: no mundo dos ganhadores, não há espaço para a preguiça. Primeiro o trabalho, depois o trabalho e, então, depois de muito trabalho, a recompensa;
- Aprenda a administrar seu dinheiro com maestria: uma ótima educação financeira é primordial para multiplicar o seu patrimônio;
- Faça um planejamento financeiro de vida: estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo e trabalhe para alcançá-los, utilizando todas as dicas anteriores.
Como você pode perceber, não há nada mágico aqui. A equação é simples: pensamento + ação = resultado. Falando em matemática, te convido ainda a assistir a este breve vídeo que gravei, cujo tema é Dinheiro não é matemática, é hábito:
https://www.youtube.com/watch?v=TQiftRbl7ds
Leitura recomendada: Aprenda a construir a sua independência financeira
Conclusão
Ao contrário do que muitos pensam, sucesso e liberdade financeira têm muito mais relação com nossos pensamentos e atitudes do que com nossa situação financeira e capacidade de geração de renda.
Até porque, convenhamos, dinheiro é (e sempre será) consequência de uma mente positiva, que entende que é capaz de alcançar aquilo que deseja. Entenda também que não há atalhos, nem “almoço grátis”. Então, mãos à obra, pois o tempo está passando (e não volta)! Forte abraço e até a próxima!
Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro, Gustavo Cerbasi, João Kepler e outros convidados.