Os brasileiros não possuem educação financeira e isso já não é novidade para ninguém. A grande maioria da população vive em ritmo de festa, enquanto o dinheiro durar. Essa triste realidade foi confirmada recentemente pelo Banco Mundial, que nos colocou como um dos 7 países mais vulneráveis a crises do mundo.
Em caso de uma emergência financeira, como uma cirurgia inesperada, uma internação hospitalar, um acidente de carro ou desemprego, mais de 44% das pessoas acima de 15 anos não conseguiriam levantar a quantia de R$ 2.500, cerca de 4 salários-mínimos atuais.
Isso é alarmante, pois qualquer cirurgia pode ultrapassar facilmente esse valor. Uma família pega desprevenida na crise pode ver o seu orçamento familiar ir para o fundo do poço, sem qualquer reserva financeira para segurar as pontas.
Uma lista do que você não deve fazer
Para chamar a atenção sobre esse fato, resolvi listar os 5 passos para que você fique pobre de forma rápida e certa. E se você não quer entrar nesse grupo, recomendo que faça tudo ao contrário desses pontos.
Podcast recomendado: Como criar e manter a reserva financeira de emergência
1. Não guarde nada do seu salário
Essa é uma boa dica para ficar pobre ou nunca sair da pobreza, afinal podemos morrer daqui a 5 minutos, não é mesmo? Por quê e para quê guardar dinheiro ou investir?
Vamos gastar tudo e, caso sejamos capazes de viver mais do que um dia, aí vemos o que fazer ou pedimos emprestado ao banco por juros de mais de 100% ao mês.
2. Culpe os outros pelo seu fracasso
Você nunca pode errar e se isso acontecer a culpa não foi sua, provavelmente foi da sua esposa ou do seu marido que não apoiou sua ideia o bastante. Ou ainda do Governo, que não deu subsídios suficientes para colocar seus planos em prática.
Colocar-se como vítima nas situações em que falhou e culpar a todos por tudo o que deu errado com você é uma boa forma de se afundar na pobreza e nunca mais sair de lá.
eBook gratuito recomendado: Educação Financeira no Ambiente de Trabalho
3. Cruze os braços e espere
Essa é uma dica que a maioria dos brasileiros costuma praticar diariamente. Quando precisam pagar suas dívidas e conseguir um dinheiro extra, ficam parados esperando que alguém pague as suas contas ou que o vento sopre dinheiro para os seus pés, porque até sair para procurar no chão é cansativo demais.
eBook gratuito recomendado: Bolsa de Valores para Iniciantes
4. Inveje quem conseguiu o sucesso
A inveja é uma característica das pessoas mesquinhas e pobres de espírito. Como não conseguiram ou nem tentaram atingir o sucesso, disparam as piores palavras e pensamentos na direção daqueles que conseguiram, com muito custo e sacrifícios, chegar no topo de suas carreiras ou empresas.
É mais fácil criticar do que tentar, e a inveja costuma ser eficiente para manter você inerte e afastar a riqueza de suas mãos, porque ninguém quer ficar perto de alguém que só fala mal dos outros.
eBook gratuito recomendado: Pai, Dinheiro!
5. Nunca agradeça por nada
Tudo o que você ganhar é porque merece e não foi nada mais do que a obrigação de quem te deu. Nunca agradeça por nada e nem mesmo a Deus, pois você é maior do que tudo e todos.
Agradecer é um ato para pessoas ricas, que possuem o que sonharam porque batalharam; os pobres não agradecem porque são eternamente insatisfeitos e o que ganham dos outros ou da vida é apenas o justo.
Imaginar que você deve receber tudo, sem nunca agradecer, é a mentalidade certa de alguém pobre financeira e espiritualmente.
eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados
Conclusão: ficar pobre é opcional
Você pratica alguma dessas ações em sua vida ou no seu dia a dia? Espero que faça uma reflexão sobre essas ideias e, se possível, elimine essas atitudes do seu cotidiano.
A pobreza é um estado e não um estilo de vida. Ninguém merece ser pobre ou precisa continuar sem dinheiro algum, basta planejamento e disciplina para sair dessa situação.
Existem diversos exemplos de empresários e investidores que começaram totalmente do zero e se tornaram verdadeiros exemplos de líderes e filantropos.
Essa mudança depende inteiramente de você, mas é claro que com ajuda e apoio conseguimos ir mais longe, por isso, compartilhe com aqueles com quem você se importa e que precisam de um empurrão para chegar lá.