Três vezes primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif começou a campanha do seu partido para a eleição do ano que vem neste sábado, após retornar de um exílio autoimposto de quatro anos em Londres, prometendo enfrentar a inflação recorde.
“Quero servir esta nação”, disse o político veterano de 73 anos, em seu discurso para milhares de apoiadores em Lahore, sua cidade natal.
“Meu único desejo é ver esta nação prosperar”, afirmou, após comparar os preços de bens essenciais atualmente com os de seu último mandato, antes de ser deposto em 2017.
Ele prometeu trabalhar pela recuperação econômica, sem apresentar um plano, dizendo: “Vamos controlar a inflação”.
Sharif não pisa no Paquistão desde que saiu para Londres em 2019 para receber tratamento médico, enquanto servia uma sentença de 14 anos de prisão por corrupção. Suas condenações continuam em vigor, mas uma decisão judicial na quinta-feira impediu que as autoridades o prendessem até terça, quando ele deve comparecer a um tribunal.
Embora não possa concorrer ou ser eleito a cargos públicos pelas suas condenações, sua equipe legal diz que ele planeja apelar e seu partido afirmou que ele tem o objetivo de se tornar primeiro-ministro pela quarta vez.