O leilão de linhas de transmissão de energia que ocorre nesta sexta-feira deverá ter competição em todos os lotes, com disputas entre asiáticos, europeus e brasileiros, disse o diretor-geral da agência reguladora Aneel, Sandoval Feitosa.
“Haverá competição em todos os lotes, todos os participantes são de primeira linha… Temos a convicção de que será um leilão de sucesso”, disse Feitosa em conversa com jornalistas antes do certame, que começa às 10h.
A licitação marcada para esta sexta-feira é a maior já realizada no segmento de transmissão de energia em valor de investimentos previstos. Serão oferecidos três empreendimentos que somam 21,7 bilhões de reais em aportes, com destaque para um bipolo em corrente contínua que, sozinho, deverá demandar cerca de 18 bilhões de reais em sua implantação.
O diretor-geral da Aneel ressaltou ainda que os projetos que estão sendo leiloados serão essenciais para aumentar a capacidade de escoamento da energia renovável gerada no Nordeste para os centros de consumo de energia no Sudeste.