Home Economia e Política Setor de serviços da zona do euro pode desacelerar ainda mais, diz BCE

Setor de serviços da zona do euro pode desacelerar ainda mais, diz BCE

"Os choques de política monetária têm um impacto sobre o setor manufatureiro que é quase duas vezes mais forte e cerca de dois trimestres mais rápido do que seu impacto sobre os serviços", acrescentou o banco

por Reuters
0 comentário

A atividade de serviços da zona do euro pode enfraquecer ainda mais nos próximos trimestres devido ao aumento das taxas de juros, mas o impacto sobre o setor pode ser mais discreto do que sobre a indústria, concluiu um estudo do Banco Central Europeu nesta terça-feira.

O setor manufatureiro do bloco monetário esteve em recessão durante a maior parte de 2023, em parte devido aos rápidos aumentos dos juros pelo BCE, como parte dos esforços do banco central para conter a inflação.

No entanto, a demanda por serviços permaneceu relativamente robusta, impulsionando o crescimento geral.

Entretanto, isso pode mudar, já que a atividade de serviços tende a refletir o setor industrial com uma defasagem de dois trimestres, concluiu o BCE.

“A dinâmica na manufatura contém informações relevantes para a dinâmica de curto prazo dos serviços e, portanto, para o restante da economia”, disse o BCE em um artigo do Boletim Econômico. “A manufatura parece liderar os serviços… ao passo que nenhuma relação clara de liderança pode ser estabelecida na outra direção.”

O BCE elevou a taxa de juros de um território negativo profundo para um recorde de 4% em pouco mais de um ano, quando um aumento inesperado da inflação repercutiu na economia, elevando os custos de tudo, desde energia e alimentos até serviços.

O setor de capital intensivo respondeu rapidamente, já no terceiro trimestre de 2022, mesmo quando os serviços pareciam resilientes.

Ainda assim, o BCE também observou que o impacto geral da desaceleração nos serviços provavelmente será menor.

“Os choques de política monetária têm um impacto sobre o setor manufatureiro que é quase duas vezes mais forte e cerca de dois trimestres mais rápido do que seu impacto sobre os serviços”, acrescentou o banco.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.