A presença de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no domingo (25) em uma manifestação em seu apoio foi mais do que duas vezes maior do que a vista durante a festa da vitória de Lula nas últimas eleições presidenciais, aponta a USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o “Monitor do Debate Político no Meio Digital”, que realizou fotos aéreas da região às 15h e às 17h e contou o público com o auxílio de um software, o pico foi registrado às 15h com 185 mil pessoas.
A LCA Consulores avalia que a manifestação reforçou a visão de que o “Bolsonarismo” está vivo e forte, argumenta em um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (26).
“O evento de ontem mostrou que apesar da derrota em 2022 e os problemas na Justiça, o Bolsonarismo ainda é uma força importante junto aos setores mais conservadores da sociedade e que o seu líder, Jair Bolsonaro, ainda é um ator político relevante”, aponta o documento.
O número supera em 218% o visto em 30 de outubro de 2022, durante a comemoração pela vitória de Lula.
Para a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), no entanto, a participação ficou entre 600 mil e 750 mil.
Veja o levantamento:
Metodologia
Foram tiradas 43 fotos entre as 15:00 e as 17:00. Onze fotos foram selecionadas para cobrir a extensão da manifestação na avenida Paulista, sem sobreposição. Cada uma das fotos foi repartida em 8 pedaços.
Em cada parte, foi aplicada uma implementação do método Point to Point Network (P2PNet) 1 que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem.
O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo. Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12% para mais ou para menos para imagens aéreas com mais de 500 pessoas.