Se você ainda não leu os artigos anteriores desta sequência, aqui estão os links:
- Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 1)
- Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 2)
No texto anterior, mostrei várias oportunidades de compra. Agora, continuando o assunto, vou revelar uma importante ferramenta, seja para Swing Trade, seja para Day Trade: os canais!
Canais revelam pontos fundamentais das ações
O mercado acionário não se move de uma forma linear por um período prolongado. Ele é composto de “topos” e “fundos”, que pela sua direção, compõem uma tendência. Assim, o mercado se move com topos e fundos:
A união dos topos (ou dos fundos) formam o que chamamos de linha de tendência. A linha de tendência mensura a velocidade de uma tendência, o chamado “zig-zag”. Veja as duas figuras a seguir:
Aulas online gratuitas recomendadas: Ponto a ponto – aprenda a operar na bolsa de valores em tempo real
Formado pela linha de tendência e sua paralela, um canal delimita a área por onde o preço se deslocará. Seu “rompimento” mostra uma importante indicação de reversão. Veja esta outra imagem:
Esta outra, mostra as ações de BVMF3 (BM&F Bovespa S/A) por um ano em canal de alta:
Outro exemplo importante foram os quatro anos do Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira) em canal de alta. O seu rompimento alertou para a forte queda ocorrida:
Veja ainda este canal de baixa da nossa bolsa, pelo Ibovespa entre 2010 e 2015:
Neste texto abusei (no bom sentido) das imagens. Afinal, aqui podemos reforçar o ditado que diz que “uma imagem diz mais que mil palavras”.
No próximo texto continuarei a mostrar exemplos reais e recentes de operações recomendadas por canais.
Também ensinamos tudo isso e muito mais em nossa sala ao vivo (durante o pregão da bolsa) na Rico.com.vc, incluindo toda a técnica utilizada.
Acompanhe você também nossas salas ao vivo que são inteiramente gratuitas e com muita interação e aulas diárias durante o pregão! Para acessá-las, basta fazer seu cadastro gratuito na Rico, clicando aqui. Um abraço, ótimos investimentos, e até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.