Você quer ficar rico? Claro, todo mundo quer! Até muitos daqueles que juram que “não fazem muita questão do dinheiro” (mas adoram comprar). Ter dinheiro para uma vida confortável é algo que, no fim, todos queremos.
Mas a pergunta que você precisa se fazer é: “estou disposto a fazer o necessário para ficar rico”? Pois é… A maioria das pessoas quer o bônus, mas não o ônus. Todos querem direitos, mas poucos encaram os deveres.
Ebook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados
Tem que ralar!
Não adianta chorar, a verdade é uma só: não basta ter ótimas intenções, é preciso muito sangue e suor para fazer acontecer. Repetir para si mesmo “eu nasci para ser rico” não vai fazer com que seja um.
Acredite, até para o cara ser bandido ou político, ele tem que se esforçar em algum ponto e, claro, pagar o preço pela maneira como enriqueceu. Acredite, TUDO tem um preço. Talvez herdeiros tenham menos trabalho, mas esses, costumam perder tudo.
Herdeiros que mantém ou multiplicam o patrimônio, ralam bastante. Então, tire essa ideia de “atalho” ou “caminho fácil” para ganhar dinheiro, isso não existe.
E o velho ditado ainda reforça: “o que vem fácil, vai fácil”. Observe quantos ganhadores da loteria que ficaram pobres. Sim, talvez a loteria seja o jeito que exija menos trabalho, mas ainda sim, exige que compre o bilhete e pague por ele.
Quem não arrisca…
Já dizia o velho ditado: quem não arrisca, não petisca. Já falei isso em outros textos: todo mundo quer ser o Steve Jobs (que Yoda o tenha), mas a absoluta maioria não está disposta a se arriscar como ele fez.
O grande João Kepler, a quem tive a honra de me tornar amigo, me disse em um vídeo que gravamos juntos: “o cara quer que eu invista na ideia dele, mas não arrisca o próprio dinheiro. Então, porque eu faria isso?”
Vídeo recomendado: Renato de Vuono entrevista João Kepler, Investidor-Anjo e Empreendedor
Entendeu o ponto? Só colhe grandes resultados quem arrisca na mesma proporção. O retorno é proporcional ao investimento e ao esforço colocado em cima de tudo, e não adianta espernear!
Comece mudar a mentalidade
A primeira mudança é mental. Se não trabalhar sua cabeça para pensar como rico, jamais será rico. Nosso mindset pode ser um grande herói ou o pior vilão de nossa vida. Repita muito a mesma coisa, e ela se tornará verdade.
Reclame todo dia que a vida é dura, difícil e nada dá certo para você, que isso se tornará sua sina. Seja otimista, trabalhe duro e agradeça por suas conquistas, que um ciclo virtuoso se formará.
Mesmo que seja virtuoso, as coisas não podem dar errado? Podem e darão! Mas, pessoas com mentalidade rica vêem os tropeços com um valioso aprendizado, se levantam, e seguem o jogo.
Leitura recomendada: Sua mentalidade, suas finanças e a sua vida: cuide dos seus pensamentos
Seja um otimista incorrigível
Meu saudoso avô brincava que, eu e ele, se pisássemos em um monte de estrume na rua, sairíamos em busca do cavalo.
Sim, sempre fomos otimistas incorrigíveis! Em vez de lamentar a má sorte de “pisar na m…”, pense que pode haver um cavalo por aí, esperando para ser laçado e gerar dinheiro.
Só não confunda ser otimista com ser bobo alegre. Ser otimista é enxergar oportunidades onde a maioria só vê problemas e não perder a confiança, mesmo nos piores cenários. É acreditar que tudo vai dar certo e (muito importante) ralar para que dê certo mesmo.
Rir a toa e ficar esperando que tudo vai dar certo, simplesmente, porque você “é otimista”, mas não tirar a bunda da cadeira; isso é ser bobo alegre. Ser realista é uma das principais características de um otimista bem sucedido.
Conclusão
Faça chover! Saia da zona de conforto. Navegue em águas desconhecidas e faça hoje! Se deixar para amanhã, talvez nunca faça. Acredite e lute, não tem outro caminho. Eu até falaria que sinto muito se o texto não te ensinou a ficar “rico em 5 minutos”, mas a verdade, eu não sinto.
Eu lamento que haja pessoas que acreditam nisso, até porque, seu eu soubesse a fórmula, eu não a ensinaria para ninguém. Desejo a você uma vida plena e próspera. Ótimo fim de semana, e nos vemos segunda!