A Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica, consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas ou mesmo os amadores que compram e vendem sem critérios fundamentados. O artigo de hoje apresenta algumas figuras gráficas avançadas.
Destaco abaixo figuras desconhecidas da maioria dos investidores, mas muito lucrativas quando identificadas durante sua formação. Preste atenção ao movimento dos preços e volte sempre aos artigos aqui publicados para aprofundar-se diante das formações gráficas encontradas na Análise Técnica.
Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica ao abordarmos o gap.
——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).
Crédito da foto para stock.xchng.