Home Investimentos Análise Gráfica – Gaps

Análise Gráfica – Gaps

by Leandro Martins
0 comment

Análise Gráfica - GapsA Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas ou mesmo os amadores, que compram e vendem sem critérios fundamentados. O artigo de hoje será sobre gap.

Identificados por um espaço vazio entre dois candles, os gaps são muito importantes pois podem nos informar qual será o próximo movimento dos preços. Dependendo do contexto e dos próximos candles, o gap pode ser classificado em:

  1. Comum;
  2. Corte (quebra ou fuga);
  3. Continuidade (medida);
  4. Exaustão.

O gap comum é aquele que logo é fechado. O gap de corte ocorre junto a um rompimento de uma linha de tendência ou de um suporte ou resistência. O gap de continuidade ocorre no meio de uma tendência e o gap de exaustão indica que apenas ocorrerá mais um candle antes da reversão. Uma tendência poderá possuir 3 gaps (corte, de medida e de exaustão): com isso, há uma técnica que consiste em operar contra uma tendência após a ocorrência de 3 gaps.

É muito provável o fechamento (preenchimento do espaço vazio) de um gap e, quando isso ocorre, o movimento é bastante contundente. Vale ressaltar também que um gap tende a se tornar uma forte zona de suporte/resistência. Estão ilustrados abaixo os diferentes gaps existentes (em vermelho): 1. Comum, 2. Corte, 3. Continuação e 4. Exaustão. Repare por exemplo que muitos gaps ocorridos na abertura são preenchidos. O estudo de tal movimento é de grande valia para ooperações de Day Trade:

Análise Gráfica - Gaps

Ilha de reversão
Formada por dois gaps, a ilha de reversão é forte padrão de reversões duradouras:

Análise Gráfica - Gaps

Em nosso próximo artigo, seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e apresentaremos o Volume.

——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.