O empreendedorismo está no DNA do Dinheirama. Por aqui trabalhamos para que a cultura do empreendedor seja propagada e, mais do que isso, incentivada. Acreditamos que é fundamental levar ao conhecimento do maior número de pessoas as práticas e pessoas vencedoras neste cenário.
Gostamos de jogar limpo e deixamos claro que o empreendedor é quase um super-herói por aqui; uma pessoa que trabalha incessantemente e a partir de uma ideia e corre atrás de um sonho que pode vir a se tornar uma empresa de sucesso.
Dentro do universo das startups, um elemento fundamental ganha por aqui cada vez mais espaço: o investidor-anjo.
eBook gratuito recomendado: Educação Financeira no Ambiente de Trabalho
A importância do investidor anjo
De acordo com a Wikipedia, o termo “anjo” é utilizado por não se tratar de um investimento exclusivamente financeiro.
Um investidor-anjo agrega valor para o empreendedor não apenas com o capital, mas também com seus conhecimentos e rede de relacionamentos, pois geralmente é um profissional experiente ou ex-empreendedor que já passou por outras áreas do empreendedorismo e sabe como aplicar dinheiro. É um investimento que também é conhecido como “smart-money”.
O objetivo do investidor-anjo é aplicar em negócios com alto potencial de retorno, possuindo participação minoritária no negócio. O investimento não lhe garante uma posição executiva na empresa: ele atuará como mentor ou conselheiro do empreendedor.
Um investimento anjo pode ser feito por um grupo de profissionais de diversas áreas, e cada investidor costuma chega a investir de 50 mil a 200 mil reais.
Em alguns países são adotadas políticas de incentivo fiscal para investidores-anjo, pois os governantes entendem que quanto mais investimentos são feitos, maior será a geração de empregos e tributos futuramente.
eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados
Voando com os Anjos
Os leitores que nos acompanham há mais tempo certamente conhecem muito bem o nosso amigo e colunista João Kepler, um dos investidores-anjo mais destacados do Brasil.
Graças ao João, ao Pierre Schurmann e aos amigos do www.meusucesso.com.br, a partir dessa semana vamos disponibilizar a série “Voando com os anjos”, um programa de empreendedorismo na veia, com a participação de empreendedores que estão ajudando a construir no Brasil uma nova cultura.
No primeiro episódio, com o tema “Como conseguir um investidor”, João Kepler e Pierre Schurmann recebem para um papo batem um papo o investidor Robson Del Fiol e o empreendedor Martin Romero, da startup EasyQasa.
No programa, anjo e investidor falam sobre sua relação, os desafios que já enfrentaram, as expectativas e, principalmente, sobre a importância de caminharem juntos e de forma alinhada para que a startup cumpra com o seu propósito. Acompanhe:
Fique ligado, pois traremos mais conteúdo relacionado a este tema e com a presença dos amigos João e Pierre, que tanto fazem pelo empreendedorismo no Brasil. Até a próxima!