A Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica, consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes ao estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.
O artigo de hoje continuará abordando Fibonacci e Ondas de Elliott.
Geralmente, após um movimento de impulsão, há uma correção parcial desse movimento. Esse estudo permite traçar possíveis níveis de suporte e resistência dessas correções. Os números utilizados para calcular esses níveis são baseados na Seqüência de Fibonacci, denominada Razão de Ouro (como vimos na primeira parte deste artigo), que pode ser encontrada em diversos fenômenos da natureza e foi utilizada por Ralph Nelson Elliott para sua teoria das ondas.
Abaixo seguem exemplos de como utilizar as duas ferramentas de forma simultânea. Onde a onda 3 atingiu a expansão de 1,618%, e a retração em A – B – C no nível de 0,618%. Ou seja, fortes indicações de reversões de preço a partir dessas duas teorias. Veja:
Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e abordaremos as possíveis estratégias para o investimento em ações.