Você é do tipo que gosta de ler? Ler livro, revista, jornal, qualquer coisa. Como você costuma reagir quando algum problema familiar envolve dinheiro (ou a falta dele)? As reações que demonstramos nas mais simples situações servem para ilustrar parte de nossa formação – e o perigo de simplesmente não valorizá-la.
Por que será que não nos damos conta de que toda e qualquer ação representa uma oportunidade de aprendizado e transformação? A educação financeira continua sendo um tabu, mesmo sendo puramente um reflexo das pequenas decisões do dia a dia. Um paradoxo muito interessante, não acha? Pais e famílias muitas vezes ensinam muito mais sobre finanças pessoais pelo exemplo que pelas palavras. E é isso que interessa.
Ilustração: Denny Fischer
Educação financeira pelo exemplo. O que interessa não é ser o mais rico ou simplesmente ter mais dinheiro. O legado é o saldo mais importante. Liderar pelo exemplo, fracassar, incentivar o hábito da leitura e discutir temas ligados ao dinheiro são opções transformadoras na vida de pessoas bem-sucedidas. Por que será que, apesar de tão acessível, essa realidade nos escapa constantemente? Falta dar a atenção devida às prioridades?
Nos ajude a criar novas tirinhas! Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.
Sucesso e até a próxima.