Resistir à tentação de comprar não é fácil! Abrir espaço para a educação financeira significa abdicar de hábitos ligados à emoção e abrir espaço para conceitos como planejamento, poupança, futuro, reserva e investimento. Significa, na prática, lidar melhor com a frustração de hoje para colher mais e melhor amanhã.
Simplesmente não pensamos no amanhã ou justificamos nossas atitudes no furado chavão “amanhã é outro dia”? Querer tudo ao mesmo tempo agora é saudável para nossos anseios de criar uma família mais unida e feliz? O que dizer das emergências quando simplesmente decidimos viver o presente como se não houvesse amanhã?
Ilustração: Denny Fischer
Educação financeira também considera o amanhã. Adiar o consumo para construir patrimônio é uma atitude mais inteligente que apenas contar com dinheiro emprestado para ter o que bem entender. O legado só existe quando há liberdade, portanto lembre-se sempre de: a) manter uma reserva de emergência para seu padrão de vida; b) investir pelo menos 10% de suas receitas em objetivos de médio e longo prazo; e c) tratar as finanças com respeito e naturalidade.
A tirinha foi criada a partir da sugestão do leitor Luiz Dorça. Faça como ele e ajude-nos a criar novos materiais. Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.
Sucesso e até a próxima.