O jornal Folha de S. Paulo de hoje traz uma manchete perturbadora: “Brasileiro trabalha metade da vida para o fisco, diz estudo – Para expectativa de vida de 72,3 anos, 36,3 deles irão para pagar tributos, aponta instituto”. Uau, fiquei pasmo! Que a situação tributária brasileira merece muita “atenção” eu já sei, mas nunca parei para pensar nos cálculos sobre essa ótica. Que medo!
O estudo, criado a partir da análise do aumento da carga tributária sobre renda, patrimônio e consumo nos últimos 18 anos, foi divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e conta com dados oficiais que vão de 1900 aos dias de hoje. Entrevistado pela Folha, o advogado Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, afirma que:
“Em 108 anos a expectativa de vida dos brasileiros cresceu 116%, enquanto a expectativa de pagamento de tributos aumentou 244%”
A reportagem nos lembra que em 2008 serão necessários 148 dias de trabalho para o pagamento de tributos aos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) – dois dias a mais que em 2007. Se quiser ver uma simulação, acesse a Calculadora do Tributo Guloso e divirta-se! Pera lá, divirta-se? Como assim?
Leia mais:
- Reportagem completa da Folha (requer login/senha do UOL);
- Estudo completo [PDF] realizado pelo IBPT.
Crédito da foto para Marcio Eugenio.