Não me causou surpresa o resultado de uma recente pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que aponta que o brasileiro com curso superior ganha 225% mais do que aqueles que não concluíram a faculdade. Apesar de a realidade não nos surpreender tanto, trata-se de um dado que chama a atenção para a necessidade de buscar mais qualificação para, assim, conseguir melhores oportunidades e maiores salários.
Já tive a oportunidade de escrever sobre o assunto qualificação no artigo “Qualificação, sempre o melhor investimento” e, desde aquele momento (o artigo foi escrito em 2008), praticamente não houve mudanças no que diz respeito à busca por profissionais qualificados para certas carreiras. O fato é que existem vagas, mas faltam profissionais prontos para ocupá-las.
Mais estudo, maiores oportunidades
Quando o assunto é dinheiro, ou melhor, a forma como lidamos com o dinheiro, é mais do que natural o fator educação ser um elemento chave. Na prática, os que possuem mais estudo e conhecimento quase sempre tem a mente mais preparada para buscar os melhores produtos e oportunidades – o acesso a estas informações também é facilitado, especialmente no Brasil.
Agora vamos levar ao pé da letra a média da pesquisa, onde dois profissionais convivem com a diferença de 225% no salário recebido no final do mês. Qual destes cidadãos terá as melhores condições de viver dias melhores e manter a tranquilidade no futuro?
É verdade que existe a necessidade de adequar o padrão de vida, priorizar os investimentos e o planejamento para o futuro. Também concordo e defendo que ganhar bem não é a única questão que deve ser levada em consideração quando está em discussão a construção de patrimônio. O importante sempre é gastar menos do que se ganha e aprender a multiplicar parte das receitas.
Experiências e oportunidades para o resto da vida
O que fica explícito é que os que decidirem investir em formação, mesmo despendendo recursos para isso, terão “a faca e o queijo na mão” para, profissional e financeiramente, serem recompensados. Não pense que defendemos apenas a questão de possuir ou não um diploma. Ele é extremamente relevante em um país como o Brasil, mas a experiência de vida, os contatos e amigos que esse período de formação oferece para o estudante são igualmente especiais.
Um dado interessante da pesquisa do IBGE mostra que a diferença de salário entre homens e mulheres, mesmo ainda existindo (infelizmente), vem diminuindo nos últimos anos. A conclusão do estudo é que o quesito educação é um dos fatores que desencadeiam o sucesso profissional. Logo, o investimento em educação é um dos segredos do sucesso. Esse sim tem “rentabilidade” garantida!
Foto de sxc.hu.