O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta sexta-feira que a inflação de serviços mostrou melhora em julho e disse que a autoridade monetária está olhando “com bastante atenção” esses números.
Ao comentar que os dados do IPCA divulgados mais cedo ficaram um pouco acima da expectativa do mercado, Campos Neto ressaltou que o núcleo de serviços ainda está bem acima da meta.
As declarações foram dadas em palestra no Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).
O IBGE divulgou nesta sexta-feira que o IPCA subiu 0,12% em julho, contra recuo de 0,08% em junho, uma vez que a reoneração de combustíveis compensou a queda nos custos de alimentos e habitação.
A alta nos preços de serviços no mês passado mostrou alívio, desacelerando para 0,25%, depois de subir 0,62% em junho. Em 12 meses, os serviços acumulam avanço de 5,63%, um patamar ainda elevado, segundo Claudia Moreno, economista do C6 Bank.
“A inflação de serviços é impactada diretamente pelo mercado de trabalho aquecido, já que esse é um setor intensivo em mão de obra. Por isso, olhar para a inflação de serviços, que representa cerca de 1/3 do IPCA, ajuda a identificar para onde caminha a inflação geral”, disse ela, em nota.