Home Economia e Política Encontro entre Lula e Zelenskiy teve clima de cooperação

Encontro entre Lula e Zelenskiy teve clima de cooperação

No mês passado, Lula disse que nem Zelenskiy nem o presidente russo, Vladimir Putin, estavam prontos para a paz

by Reuters
0 comment

A primeira reunião presencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ocorreu sob clima de cooperação e ambos instruíram suas equipes a continuarem em contato para desenvolver relações bilaterais e discutir possibilidades de paz, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após o encontro realizado em Nova York às margens da Assembleia Geral da ONU, nesta quarta-feira.

Segundo o chanceler, Lula mostrou disposição a conversar com todos os lados, falou de sua experiência em negociação e reafirmou que o Brasil condena a invasão territorial de países.

Pela rede social X, ex-Twitter, o presidente ucraniano afirmou que teve uma “reunião importante” com Lula, ocasião em que ocorreu uma discussão “honesta e construtiva”.

“Instruímos as nossas equipes diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz”, publicou Zelenskiy, acrescentando que “o representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz”.

O presidente brasileiro também utilizou a rede social para comentar o encontro.

“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, postou.

O primeiro encontro entre Zelenskiy e Lula vinha sendo preparado há meses. O governo ucraniano solicitou a reunião em NY após um desencontro entre os dois líderes na cúpula do G7 na cidade japonesa de Hiroshima, em maio.

Lula tem defendido a criação de um grupo de nações para mediar o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, mas em maio afirmou que tanto Moscou quanto Kiev eram culpadas pelo conflito, irritando os Estados Unidos e os países europeus que apoiam a resistência ucraniana à invasão russa.

No mês passado, Lula disse que nem Zelenskiy, nem o presidente russo, Vladimir Putin, estavam prontos para a paz.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.