O crescimento econômico continua sendo um grande desafio para a Alemanha, disse o ministro das Finanças do país, Christian Lindner, nesta quinta-feira.
“O crescimento continua sendo um grande desafio”, disse ele. “Temos que fortalecer o crescimento na Alemanha, não por meio de programas governamentais de demanda que poderiam fomentar a inflação, mas mais pelo lado da oferta”, disse Lindner em um evento organizado pelo jornal Handelsblatt.
Ele disse que o combate à inflação é uma prioridade para o governo, com uma política fiscal “moderadamente restritiva”, em linha com o aperto da política monetária do Banco Central Europeu.
“É como um incêndio – não apenas o incêndio é perigoso, mas também a água para apagá-lo pode ser perigosa”, disse Lindner, em referência às políticas fiscais expansionistas que podem estimular a inflação e prolongar a campanha do banco central para controlá-la.
O ministro disse que neste ano, pela primeira vez desde a pandemia em 2020, os índices de dívida e o índice de déficit no orçamento nacional estavam caindo.
“Apesar da reviravolta para uma política orçamentária moderadamente restritiva, temos investimentos recordes”, disse ele, em referência ao orçamento de 2024.
O plano orçamentário tem como meta 54,2 bilhões de euros em investimentos no próximo ano.