Este é um tema sempre polêmico, e haverão discussões sem fim para apoiar qualquer uma das duas opções. É melhor alugar ou financiar? Resposta: depende. São muitos aspectos que devem ser analisados.
Qual o preço do imóvel? Qual o valor do aluguel? Quanto dinheiro você tem disponível para dar de entrada? Qual a localização do imóvel? Há potencial de valorização (ou desvalorização) acima da média? Qual o tamanho do imóvel? É apartamento, casa, condomínio fechado? As variáveis são muitas, e dentro delas ainda há novos desdobramentos de itens que também precisam ser considerados.
Do lado da economia, há outras mais, como a taxa de juros do país, que influencia as prestações dos financiamentos, a recessão, que tende a pressionar o preço dos imóveis para baixo (oferta e demanda), o risco de desemprego, que pode gerar inadimplência nas prestações, e por aí vai.
Se formos analisar na ponta do lápis, nenhum dos dois é bom, nem financiamento, nem aluguel, mas quando não temos dinheiro e temos a necessidade de morar, optamos por um deles. Mas já que maioria pensa ser melhor financiar do que alugar, então queremos chamar a atenção para outro ponto importante: estamos num bom momento para comprar imóveis?
A resposta honesta é que é impossível saber se os preços já estão baixos o suficiente, devido à crise, para aproveitar o momento.
Como o assunto é importante e requer uma análise mais detalhada, o especialista em imóveis Márcio Fenelon escreveu um relatório sobre o atual momento da economia e sua relação com a compra de imóveis. O material trata estes e alguns outros assuntos pertinentes. Vale à pena conferir, ainda mais que é gratuito!
Para acessar o relatório, basta clicar aqui para ser direcionado para uma página com as instruções.
Desejamos sempre ótimos investimentos para você! Até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “new home”, Shutterstock.