A Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica, consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.
O artigo de hoje será sobre outros indicadores, como o Momento e o OBV.
Momento
O Indicador de Momento mede a velocidade de deslocamento dos preços, ou seja, sua aceleração e desaceleração. É calculado a partir da diferença entre o preço de fechamento do período atual e o fechamento de x períodos atrás. Considera-se que o Momentum antecipa a ação dos preços em momentos de mudança do mercado, ou de apenas uma desaceleração. Veja um exemplo:
Muito similar ao IFR, já demonstrado, apresenta as mesmas 3 indicações:
- Níveis de sobrecompra e sobrevenda, também necessário o ajuste;
- Divergências;
- LTs (linhas de tendência) no indicador.
OBV
O OBV é um indicador calculado com base no volume em função do fechamento de alta ou de baixa, sendo uma confirmação de movimentos. Se o pregão fechou em alta, o volume negociado é adicionado ao OBV; se fechou em baixa, o volume é subtraído do OBV. A interpretação deve ser realizada observando-se a linha do OBV como o volume acumulado pela regra acima, isto é, de soma e subtração de volumes. Veja um exemplo:
Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e demonstraremos novas ferramentas da análise gráfica.