O Banco Central anunciou que fará na terça-feira um leilão adicional de swap cambial tradicional para atender a uma demanda gerada pelo resgate do título NTN-A3, atrelado ao câmbio, previsto para 15 de abril.
Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, o BC disse que o leilão visa a “manutenção do funcionamento regular do mercado de câmbio”.
A NTN-A3 é um título público indexado ao dólar que há anos não é negociado pelo Tesouro Nacional, mas ainda há no mercado brasileiro instituições que detêm o papel em suas carteiras.
Em 15 de abril, uma segunda-feira, estão programados para vencer um total de 18,534 bilhões de reais em NTN-A3s que foram negociadas em 1997. Em valores atuais, os papeis equivalem a cerca de 3,7 bilhões de dólares.
Os detentores das NTN-A3s no Brasil, ao longo dos anos, também carregaram algumas posições vendidas em dólar para cobrir a exposição a estes títulos.
Como agora os papéis vão vencer, os detentores precisam encerrar estas posições vendidas o que é feito por meio da compra de dólares.
Assim, o BC anunciou o leilão de swap tradicional operação com efeito equivalente à venda de dólares no mercado futuro justamente para favorecer o fechamento de posições vendidas em dólar.
Desta forma, a instituição evita pressões adicionais no mercado futuro por conta da demanda dos detentores dos títulos.
Em comunicado o BC informou que serão vendidos até 20.000 contratos de swap cambial (1 bilhão de dólares) nesta terça-feira, em operação a ser realizada entre 12h30 e 12h40.
A data de início destes contratos de swap é 15 de abril justamente quando ocorre o vencimento das NTN-A3s. Já os vencimentos dos swaps serão em 2 de janeiro de 2025 e 1º de abril de 2025.
Esta operação extra não se confunde com o leilão diário de swaps que vem sendo realizado pelo BC para rolagem dos vencimentos de junho deste ano.
Nesta terça-feira, das 11h30 às 11h40, serão colocados à venda 16.000 contratos de swap para rolagem.