Olá, eu sou o Conrado Navarro, fundador do site Dinheirama.com, empreendedor em série e investidor anjo.
Muitos leitores, amigos e pessoas próximas perguntaram minha opinião sobre o principal assunto do momento: o feito impressionante da Bettina Rudolph, que teria se tornado milionária em 3 anos, partindo de R$ 1,5 mil.
Mais de uma década vivendo o dia a dia da educação financeira
Em 2019, o Dinheirama completa 12 anos. Ao longo de mais de uma década trabalhando intensamente, conhecendo pessoas incríveis (outras nem tanto), tive a alegria de presenciar algumas alcançarem enorme sucesso.
Essas pessoas não eram necessariamente visionárias, não eram mais inteligentes e muito menos inventaram meios mirabolantes para enriquecer. Elas tampouco trapacearam, e isso é importante ressaltar.
Ao olhar de perto cada uma dessas pessoas que alcançaram a independência financeira ou mesmo ficaram milionárias, a característica que praticamente todas compartilhavam era a disposição de trabalhar muito e de forma inteligente, sempre tendo como princípio a liberdade que o conhecimento oferece (principalmente aquele originado pela boa educação financeira).
O básico para começar a transformar sua vida
Estou falando de gente que começou do básico, ajustou o orçamento para gastar menos do que ganhava e fez questão de se manter interessado em aprender para investir mais e melhor.
Ano após ano agindo assim, aprimorando seu planejamento e ficando bons em executar suas estratégias (e pagar o preço por suas escolhas), estas pessoas se tornaram mais capazes, ganharam ainda mais dinheiro e continuaram a fazer a roda da prosperidade girar – mas sem perder a essência.
Não conheço a Bettina, e isso não interessa. Desejo que ela possa viver a própria vida, sem se tornar apenas um “rosto bonito” ou uma “história convincente” a serviço do marketing. Se ela é uma atriz, modelo ou algo parecido, então estamos diante de um personagem. Neste caso, apenas mais uma propaganda exagerada e ela fez seu trabalho.
O sucesso só chega com suor, entrega e superação
Quem me conhece mais de perto sabe que uma das minhas paixões são as corridas de longa distância. Durante a preparação para as provas, percebi que não existe vitória pessoal sem muito suor, sem entrega e sem superação. O mesmo vale para o primeiro milhão; para o segundo, terceiro e por aí vai.
Portanto, diante desta polêmica, sugiro que você melhore cada vez mais o seu “filtro”, ou seja, que seja cada vez mais interessado pela própria vida, suas prioridades e seu bolso.
Desconfie de quem tenta te mostrar um atalho simplista e feliz como em um comercial de margarina. Mesmo que aquela seja uma realidade possível, a ideia é conquistá-la, não simplesmente vivê-la a qualquer custo.
Um vídeo sobre o tema
Esse texto que você acabou de ler foi reproduzido inicialmente em minhas redes sociais. Devido a enorme repercussão acabei indo um pouco mais afundo no tema e também gravei um vídeo, que compartilho logo abaixo.
Aproveite a oportunidade e assine o nosso canal do Youtube (assine é grátis), toda semana vídeos novos com o melhor conteúdo de finanças pessoais.