O principal diplomata dos EUA, Antony Blinken, partirá nesta quinta-feira para uma semana de diplomacia sobre a guerra de Israel em Gaza, visitando Israel e a Cisjordânia, bem como Turquia, Grécia, Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, aos repórteres.
A visita ocorre em meio a preocupações crescentes de que o conflito de quase três meses esteja se espalhando para além de Gaza, atraindo a Cisjordânia ocupada por Israel, as forças do Hezbollah na fronteira entre Líbano e Israel e as rotas marítimas do Mar Vermelho.
Blinken discutirá medidas específicas que as partes da região podem tomar para evitar que o conflito se expanda, disse Miller em um briefing para a imprensa.
“Não é do interesse de ninguém nem de Israel, nem da região, nem do mundo que esse conflito se espalhe para além de Gaza”, disse Miller.
Blinken também discutirá medidas imediatas para aumentar a assistência humanitária a Gaza e os esforços para libertar os reféns restantes tomados pelo Hamas, acrescentou Miller.