A sul-coreana SK Hynix (KRX) anunciou nesta quinta-feira que seus chips de memória de alta largura de banda (HBM, na sigla em inglês), utilizados em conjuntos de chips de inteligência artificial, estão esgotados para este ano e quase esgotados para 2025, à medida que as empresas expandem agressivamente os serviços de IA.
A fornecedora da Nvidia (NVDA; NVDC34) e segunda maior fabricante de chips de memória do mundo começará a enviar amostras de seu mais recente chip HBM, chamado HBM3E de 12 camadas, em maio e iniciará a produção em massa no terceiro trimestre.
“Espera-se que o mercado de HBM continue a crescer à medida que os tamanhos de dados e de modelos (de IA) aumentem”, disse o presidente-executivo da empresa, Kwak Noh-Jung, a jornalistas. “O crescimento anual da demanda deve ser de cerca de 60% no médio e longo prazo.”
A SK Hynix, que concorre com a rival norte-americana Micron (MU) e com a gigante sul-coreana Samsung no mercado de HBM, era até março a única companhia fornecedora de chips HBM para a Nvidia, segundo analistas, que acrescentam que os principais compradores de chips de IA estão ansiosos para diversificar seus fornecedores para melhor manter as margens operacionais.
A Nvidia comanda cerca de 80% do mercado de chips de IA.
A Micron também disse que seus chips HBM estavam esgotados para 2024 e que a maioria de seu suprimento para 2025 já estava alocada. A empresa planeja fornecer amostras de seus chips HBM3E de 12 camadas aos clientes em março.