Home Empresas Chips para inteligência artificial já estão quase esgotados para 2025

Chips para inteligência artificial já estão quase esgotados para 2025

A Nvidia comanda cerca de 80% do mercado de chips de IA

por Reuters
0 comentário

 A sul-coreana SK Hynix (KRX) anunciou nesta quinta-feira que seus chips de memória de alta largura de banda (HBM, na sigla em inglês), utilizados em conjuntos de chips de inteligência artificial, estão esgotados para este ano e quase esgotados para 2025, à medida que as empresas expandem agressivamente os serviços de IA.

A fornecedora da Nvidia (NVDANVDC34) e segunda maior fabricante de chips de memória do mundo começará a enviar amostras de seu mais recente chip HBM, chamado HBM3E de 12 camadas, em maio e iniciará a produção em massa no terceiro trimestre.

“Espera-se que o mercado de HBM continue a crescer à medida que os tamanhos de dados e de modelos (de IA) aumentem”, disse o presidente-executivo da empresa, Kwak Noh-Jung, a jornalistas. “O crescimento anual da demanda deve ser de cerca de 60% no médio e longo prazo.”

PCB01, SSD PCIe Gen 5 da SK hynix, é otimizado para fabricantes de equipamentos originais de PC (Imagem: Divulgação/SK hynix)
PCB01, SSD PCIe Gen 5 da SK hynix, é otimizado para fabricantes de equipamentos originais de PC (Imagem: Divulgação/SK hynix)

A SK Hynix, que concorre com a rival norte-americana Micron (MU) e com a gigante sul-coreana Samsung no mercado de HBM, era até março a única companhia fornecedora de chips HBM para a Nvidia, segundo analistas, que acrescentam que os principais compradores de chips de IA estão ansiosos para diversificar seus fornecedores para melhor manter as margens operacionais.

A Nvidia comanda cerca de 80% do mercado de chips de IA.

Técnicos da SK Hynix
Técnicos da SK Hynix (Imagem: Divulgação/SK hynix)

A Micron também disse que seus chips HBM estavam esgotados para 2024 e que a maioria de seu suprimento para 2025 já estava alocada. A empresa planeja fornecer amostras de seus chips HBM3E de 12 camadas aos clientes em março.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.