Se você ainda não leu os artigos anteriores desta sequência, aqui estão os links:
- Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 1)
- Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 2)
- Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 3)
No artigo anterior, expliquei com uma série de imagens o que são canais. Na minha opinião, eles estão entre as melhores formações gráficas que temos na análise técnica.
Neste artigo irei mostrar mais alguns exemplos reais de recomendações por canais.
Em destaque, nos círculos em azul, vemos os pontos onde ocorreram oportunidades de compra pelo Ibovespa ao atingir a paralela dos canais.
O primeiro toque serve para mensurar o canal. Os seguintes já servem como indicação da alta. Veja este canal de baixa da nossa bolsa pelo Ibovespa de 2010 a 2015:
O rompimento do canal efetuado no final de julho de 2016 também sinalizou compra:
Nas ações, os canais também funcionam muito bem. Eu não preciso ir muito longe para mostrar um ótimo (e recente).
Pegamos a ação mais negociada da nossa bolsa e vimos uma ótima indicação de compra, efetuada pela quebra do canal de baixa em ITUB4 (início de julho de 2016):
Canais para day trade, curto e médio prazo
Não é só para operações de curto e médio prazo que esta ferramenta funciona.
Seguem exemplos recentes de operações de day trade, sinalizadas com o canal, e que recomendamos ao vivo no programa Ponto a Ponto da Rico.com.vc.
Mini índice (WINFUT) em 12.09.16, com regiões de compras em azul e regiões de vendas em vermelho:
No próximo artigo mostrarei mais exemplos reais e recentes de operações recomendadas por ferramentas da análise técnica.
Acompanhe você também nossas salas ao vivo, que são inteiramente gratuitas e com muita interação e aulas diárias durante o pregão! Um abraço, ótimos investimentos, e até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.