Home Finanças Pessoais Como receber o Seguro-desemprego em conta corrente (ou poupança)

Como receber o Seguro-desemprego em conta corrente (ou poupança)

by Conrado Navarro
0 comment

A partir de 24 de julho, será possível receber o Seguro-desemprego em qualquer conta corrente (ou poupança) de sua titularidade.

O trabalhador que quiser receber o seguro-desemprego direto na conta corrente (ou poupança) poderá fazê-lo a partir de 24 de julho de 2020. Receber em conta valerá para o seguro-desemprego nas modalidades trabalhador resgatado, formal, empregado doméstico e qualificação profissional.

Antes desta nova medida, o benefício do seguro-desemprego somente podia ser pago por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal.

Também existia a opção do uso do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa e o pagamento presencial, também nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento.

Todas as alternativas até então existentes continuam disponíveis, caso você queria usá-las. A novidade agora passa a ser o depósito em qualquer conta corrente de sua titularidade através de TED, facilitando assim o processo para quem já tem conta corrente em outros bancos que não a Caixa.

Guarde dinheiro: Abra sua conta gratuitamente na Grão (clique aqui)

Como receber o seguro-desemprego direto em conta corrente?

Para receber o benefício do seguro-desemprego direto na conta corrente, você terá que solicitar o benefício e informar o tipo de conta (corrente ou poupança), nome e número do banco, código da agência (com dígito verificador) e o número de sua conta bancária (também com dígito verificador).

Você pode fazer a solicitação do seguro-desemprego através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Caso prefira, você também pode solicitar o benefício diretamente na unidade de atendimento ao trabalhador de sua cidade.

Posso usar minha conta salário para receber o seguro-desemprego?

Não. Não poderão ser usadas contas do tipo salário, pois nestas variações de conta só os empregadores cadastrados podem realizar depósitos e/ou transferências. São normas do Banco Central.

Receber o seguro-desemprego direto em conta corrente facilita

A inclusão da possibilidade de recebimento do seguro-desemprego via conta corrente em qualquer banco se tornou possível com a publicação da Resolução nº 847/2019, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que admitiu o novo canal de pagamento sem qualquer ônus para o beneficiário.

De acordo com a secretaria, a mudança foi operacionalizada em trabalho conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Caixa Econômica Federal e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

O objetivo da Resolução é facilitar a retirada do benefício, diminuindo tanto a burocracia quanto a necessidade de deslocamento dos brasileiros, afinal muitos tinham que ir até uma agência da Caixa para retirar o dinheiro.

É muito importante que você se lembre de guardar dinheiro quando conseguir receber o benefício, pois assim terá reserva enquanto busca recolocação.

Aproveite a vantagem de receber o seguro-desemprego direto em conta corrente

Agora que você já sabe que pode receber o benefício do seguro-desemprego direto em sua conta corrente já existente, aproveite esta vantagem caso precise e tenha direito. Evite gastar tempo e dinheiro saindo de casa para resolver isso.

Com a transferência direta via TED, o recurso vai aparecer em sua conta em pouco tempo (dentro de uma hora, em média) e você não precisará enfrentar fila e ainda correr o risco de sofrer algum contratempo. A novidade é bem-vinda e importante, principalmente considerando o momento que vivemos.

Foto: Pexels.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.