O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (6), o fim da bandeira de escassez hídrica, que estava ativa há 6 meses. Essa bandeira tarifária gerava uma taxa extra na conta de luz e pesava no bolso dos consumidores.
A saber, ela tinha o gasto extra de R$14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos de energia elétrica.
De acordo com o presidente da República, a conta de luz terá redução de cerca de 20%. Entretanto, saiba que a medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril.
Tarifa extra na conta de luz
Essa tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das hidrelétricas em 2021. A saber, as usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. E, conforme o governo, foi a pior seca em 91 anos.
“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis.”
Conforme nota do MME, reproduzida pelo presidente da República.
Além disso, o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. “Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio”. Desse modo, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de faltar energia foi totalmente afastado.
O reservatório da usina de Furnas, por exemplo, terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo informou ainda que retomou a operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.
Dicas para economizar energia elétrica
- Chuveiro
- Tente limitar o tempo do banho em 10 minutos;
- Limpe a saída d’água do chuveiro, pois é comum entupir e isso diminui a vazão;
- Coloque no modo verão se não estiver muito frio.
- Aparelhos eletrônicos
- Desligue da tomada os aparelhos/computadores em stand by ou no modo “sleep”;
- Tire os carregadores da tomada quando não estiver usando;
- Se for viajar ou ficar um período mais longo fora de casa, tire tudo da tomada. Assim você evita gasto de energia dos aparelhos em stand by.
- Geladeira
- Nunca seque roupa atrás da geladeira – isso causa desgaste no compressor e, além de consumir mais energia, diminui sua vida útil;
- Não instale a geladeira ao lado do fogão ou em local ensolarado, pois a temperatura quente irá forçar o motor a trabalhar mais a fim de regular a temperatura;
- Para saber se a geladeira está desperdiçando energia, faça o teste do papel. Pegue uma folha, prenda na porta e tente puxar. Se a folha sair facilmente está na hora de trocar a borracha.
- Iluminação
- Instale lâmpadas de LED – as incandescentes consomem mais energia e duram menos;
- Prefira cores claras nas paredes para não precisar acender a luz durante o dia;
- Se trabalha em casa ou tem um escritório, prefira colocar a mesa próxima da janela;
- Mantenha as luminárias limpas para que possam oferecer a iluminação ideal;
- Sempre apague a luz ao sair do cômodo, mesmo que seja “rapidinho”.
- Máquina de lavar
- Procure acumular roupa o suficiente para encher a máquina;
- Se a roupa não estiver muito suja, use ciclos mais curtos de lavagem;
- Para camisetas e camisas, procure estendê-las no varal presas a cabides de plástico. Assim secarão com menos vincos e você não precisará perder muito tempo e energia ao passar.
Evite gambiarras
Usar diversas extensões de tomada causa desperdício de energia e ainda é perigoso. Reparar resistência do chuveiro que não está funcionando direito é um risco desnecessário e que consome mais – prefira trocá-la por uma nova e siga as orientações do manual para uma troca sem perigos.
E aí, você já faz algumas das coisas que listamos? Siga essas dicas e no mês seguinte compare as suas contas. Você verá a diferença!
Por fim, lembre-se: ao comprar equipamentos eletrônicos, prefira aqueles com o selo Procel de Economia de Energia da Categoria A.