Sempre que escrevi sobre casamento e dinheiro foi motivado por alguma situação que aconteceu que me chamou a atenção. Agora (em 2017) completo 14 anos de casado e entendo o quanto essa questão é delicada e fundamental para a harmonia de um casal.
É claro, dinheiro não é tudo para que consigamos manter uma vida plena e feliz, mas quem não percebe sua importância para a vida a dois acaba sendo surpreendido e quando se dá conta a situação pode ser irreversível.
Acreditar que o amor não se desgasta ao longo do tempo (e acaba em alguns casos) é uma tremenda ingenuidade e dificilmente sobrevive quando os problemas se somam a rotina de uma vida sem sonhos e pautada apenas nas dificuldades.
O amor pode não acabar, mas o dinheiro sim
É comum conversar em meu trabalho com pessoas que passam por problemas financeiros e que não percebem o quanto isso influencia na harmonia do casal. A pouco tempo fazendo consultoria para uma pessoa com 5 anos de casada recebi o seguinte relato.
“Antes, quando namorávamos toda semana saíamos para jantar, ele me trazia flores e terminávamos a noite dançando. Agora, o máximo que fazemos é assistir uma série em casa e não é difícil acabarmos a noite discutindo. Acredito que ele não me ama mais”.
O relato e a forma simplista e direta, parece realmente mostrar que o romantismo ficou no passado e tudo indica que o amor realmente acabou. Ao conversar com o esposo da cliente e olhar com cuidado as contas do casal ficou claro que a realidade de antes do casamento é muito diferente de agora. As dívidas que começaram com uma superfesta de casamento se somaram ao financiamento de um apartamento, gastos descontrolados e mal planejados no cartão de crédito e utilização do cheque especial por um período longo. As finanças da família saíram do controle.
Durante o processo de consultoria percebemos que o amor, estava se esgotando aos poucos mas o que acabou naquele momento foi o dinheiro. Não havia mais recursos para sair para jantar e dançar fora nem mesmo uma flor o orçamento permitia.
Infelizmente, essa situação é mais comum do que imaginamos e ao ler esse relato muitos por aí poderão se identificar.
Hangout: Casamento e Dinheiro. Venha participar
Certamente você leitor conhece pessoas que passam por situações semelhantes a essa, principalmente no atual cenário de crise econômica.
Para ajudar a enfrentar esse assunto de frente sempre sob o olhar da educação financeira eu e meus amigos André Massaro (Professor do Instituto Educacional da Bovespa) e o Conrado Navarro (Fundador do Dinheirama) resolvemos fazer o 5º Hangout do projeto Revolução Financeira abordando esse tema: Casamento e Dinheiro (Clique e participe).
O encontro será nessa quarta-feira dia 12/04 às 20h00.
Como de costume sua participação é gratuita, basta clicar aqui e fazer sua inscrição.
Participe e transforme sua vida financeira para melhor
Infelizmente, a questão financeira é determinante para o final de histórias de amor. Hoje, juntamente com a infidelidade as finanças são os principais fatores que determinam o fim de uniões que tinham tudo para ser felizes.
Participando do Hangout Casamento e Dinheiro (clique e participe gratuitamente) você terá a chance de transformar uma dificuldade existente em uma nova chance de recomeçar.
Torço também para que jovens casais participem desse encontro, começar a vida a dois com essa preocupação ainda na fase do namoro e noivado é um enorme diferencial.
Você também pode encaminhar suas dúvidas e comentários sobre o tema para o e-mail [email protected].
Faça agora mesmo sua inscrição e coloque na agenda.
Esperamos por você!