Quando falamos sobre educação financeira, temos duas grandes verticais para serem trabalhadas:
- Finanças comportamentais,
- Finanças técnicas.
Elas estão intimamente conectadas. É necessário dominarmos as duas, uma vez que conhecer apenas uma delas não gera muitos resultados positivos.
A maior parte dos problemas das pessoas endividadas, por exemplo, está associado ao seu comportamento em relação ao uso do dinheiro. Por não controlarem seus sentimentos e emoções, terminam gastando mais do que possuem.
Por outro lado, há pessoas que não possuem uma dívida sequer, mas também não conseguem acelerar o seu crescimento patrimonial. Elas não conhecem os investimentos mais adequados para isso, e nem o seu perfil como investidoras.
Com isso, deixam de multiplicar, e podem até se aventurar em investimentos errados e terminar perdendo dinheiro.
Você tem potencial para ser rico?
Baseado nas finanças comportamentais e também com alguns pontos das finanças técnicas, preparamos um teste para você.
Nele há 12 perguntas simples para você responder e constatar se os seus hábitos ajudam ou atrapalham seu processo de criação de riqueza.
Ao final do teste, além da pontuação e das dicas sobre sua relação com o dinheiro, você ainda receberá um relatório gratuito com uma recomendação de investimento que trará lucros reais para você.
Então, basta clicar aqui para iniciar o seu teste. Esta é uma maneira interessante de você avaliar algumas situações do cotidiano, que envolvem o seu dinheiro, e ficar atento com a maneira como você lida com elas.
Reconhecer que algo está errado é o primeiro passo para realizar grandes mudanças positivas na vida. Desejamos muito sucesso! Abraços e até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pelo Criando Riqueza, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.