Seguindo nossa possibilidade de conversar com os especialistas do mercado, ontem pude conversar ao telefone (e gravar o papo) com Alvaro Bandeira, sócio e economista-chefe da Órama. Desde que o Dinheirama aproximou-se dele e de sua equipe, ficou muito claro que essa parceria renderia excelentes oportunidades de aprender mais. Claro que isso só seria realmente proveitoso se pudéssemos compartilhar com você, caro leitor, esta experiência. É o que estamos buscando.
Em seu blog, Alvaro faz análises econômicas semanais e mensais, além de comentar sobre a situação do investidor diante dos possíveis cenários. Essa foi a ideia de nosso papo: comentar as principais mudanças na economia e situar o investidor brasileiro diante da crise financeira internacional e seus desdobramentos.
Perguntei ao Alvaro:
- Você escreveu um artigo detalhando seu otimismo para o fim de 2012 e para 2013. Pode resumir as razões que o levam a pensar dessa forma?
- Muitos leitores nos questionam sobre a crise financeira internacional e seus reflexos por aqui. Enquanto a Europa sofre bastante, os EUA parecem começar a se recuperar e, por aqui, parece que nada aconteceu pra valer. Podemos ver algum reflexo ainda por aqui? O que preocupa mais, Europa e EUA ou China?
- Como você vê a crescente captação da poupança nestes últimos meses, já não deveríamos ter despertado para aplicações com melhores retornos e capazes de vencer pelo menos a inflação? A maioria dos aportes da caderneta tem valores baixos, isso explica sua popularidade?
- Se supormos que a política econômica do Brasil para os próximos 5-10 anos continuará incentivando e trabalhando por juros mais baixos e maior competitividade, o que dizer ao investidor que deseja rentabilizar melhor seus investimentos neste horizonte de tempo?
Ouça o podcast:
[powerpress]
Aproveito para agradecer ao Alvaro por sua disponibilidade em nos atender. Para conhecer melhor seu trabalho, acesse www.orama.com.br.
Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.
Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para sxc.hu.