Home Economia e Política Direita na Argentina tem leve vantagem antes de eleições primárias

Direita na Argentina tem leve vantagem antes de eleições primárias

As primárias decidirão os candidatos que competirão nas eleições de 22 de outubro, mas as pesquisas variam sobre quais ganharão vaga

por Reuters
0 comentário

A oposição argentina está com uma ligeira vantagem nas pesquisas para as próximas eleições primárias de agosto, que normalmente são um indicador confiável para o resultado da eleição presidencial, mas como muitos eleitores estão prontos para desprezar o chamado às urnas, os resultados estão longe de serem certos.

“Há muita apatia”, disse o analista político Carlos Fara, que previu que a votação de 13 de agosto terá mais abstenções e talvez votos em branco do que em qualquer eleição primária desde 2011.

A maioria das pesquisas aponta a aliança de oposição de centro-direita Juntos pela Mudança (JxC) com uma ligeira vantagem contra a coalizão de centro-esquerda União pela Pátria (UP), que representa o atual governo. 

Mais de 10 pontos percentuais atrás está o partido Liberdade Avança, de Javier Milei, que espera ganhar votos de desiludidos com a política.

As primárias decidirão os candidatos que competirão nas eleições de 22 de outubro, mas as pesquisas variam sobre quais candidatos ganharão uma vaga na disputa.

Mariel Fornoni, diretor da consultoria Management & Fit, vê os candidatos do JxC Horacio Rodríguez Larreta, prefeito de Buenos Aires, e a ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich praticamente empatados. 

Mas outra consultoria, a Analogias, vê Bullrich ganhando dois terços dos votos do JxC, enquanto o UP, somando os votos do ministro da Economia Sérgio Massa e de seu rival Juan Grabois, estaria por um fio de vencer a oposição.

Massa é visto como provável para ganhar um lugar na votação presidencial, mas a grave crise econômica do país favoreceu Milei, que carrega um “voto emocional”. As pesquisas consideram que seus apoiadores podem favorecer Bullrich, que é visto como mais de direita, na votação de outubro.

Mas a apatia do eleitor torna qualquer resultado difícil de prever.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.