O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que optou por não participar do primeiro debate das primárias republicanas na Fox News na quarta-feira, atraiu milhões de telespectadores que assistiram — ou pelo menos navegaram — a uma entrevista simultânea na plataforma de mídia social X, antes conhecida como Twitter.
A conversa de 46 minutos com o apresentador conservador Tucker Carlson atraiu mais de 74 milhões de visualizações, segundo estatísticas da plataforma.
Não está claro, entretanto, por quanto tempo os visitantes do site assistiram ao evento pré-gravado. As contagens de visualizações no X incluem qualquer pessoa que passou pelo vídeo ou assistiu por apenas alguns segundos, bem como aqueles que visualizaram a entrevista inteira. Alguns espectadores podem ser contados duas vezes se assistirem ao vídeo em horários ou dispositivos diferentes.
Carlson postou a entrevista poucos minutos antes do início do debate na Fox News na noite de quarta-feira.
“Conseguiremos audiências maiores usando este fórum maluco que você está usando do que provavelmente o debate”, disse Trump, que brigou com a Fox News sobre o que chamou de cobertura pouco lisonjeira, a Carlson.
Os dados sobre quantas pessoas assistiram ao debate na Fox News devem ser divulgados nestaquinta-feira.
Trump, que perdeu as eleições de 2020 para o democrata Joe Biden, é o principal candidato à indicação republicana para presidente em 2024. Carlson está tentando reconstruir seu público depois que a Fox News cancelou seu programa, que tinha a maior audiência da emissora, em abril, após um processo de difamação prejudicial sobre falsas alegações de fraude eleitoral.
O apresentador tem lançado entrevistas regulares no X desde junho.
“Acho que foi uma atitude terrível se livrar de você”, disse Trump a Carlson.