Home Economia e Política Forças de Defesa de Israel dizem à ONU: peçam combustível ao Hamas

Forças de Defesa de Israel dizem à ONU: peçam combustível ao Hamas

“Perguntem ao Hamas se vocês podem usar um pouco”, escreveu a IDF.

by Reuters
0 comment

As Forças de Defesa de Israel (IDF) sugeriram nesta terça-feira que a Organização das Nações Unidas peça fornecimento de combustível ao Hamas, depois que a agência da ONU que fornece ajuda humanitária a civis palestinos na Faixa de Gaza alertou que teria que interromper as operações na noite de quarta-feira se não houvesse entrega de combustível.

A agência, conhecida como UNRWA, publicou seu alerta nas redes sociais nesta terça-feira. As Forças de Defesa de Israel republicaram o post e disseram que os militantes do Hamas têm mais de 500.000 litros de combustível em tanques dentro da Faixa Gaza sitiada.

“Perguntem ao Hamas se vocês podem usar um pouco”, escreveu a IDF.

Rafah é a principal passagem de entrada e saída de Gaza que não faz fronteira com Israel. O ponto se tornou o foco dos esforços para entregar ajuda humanitária desde que Israel impôs um “cerco total” ao enclave em retaliação a um ataque de militantes do Hamas em 7 de outubro.

Os Estados Unidos estão liderando negociações com Israel, Egito e a ONU para tentar criar um mecanismo de entrega sustentado de ajuda humanitária a Gaza.

As partes estão em disputa sobre os procedimentos de inspeção da ajuda e dos bombardeios no lado de Gaza da fronteira.

Embora tenha havido algumas entregas limitadas de alimentos, água e remédios desde sábado, nenhum combustível foi permitido. Israel está preocupado com o possível desvio de entregas de combustível pelo Hamas e o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta terça-feira, descreveu as preocupações de Israel como legítimas.

“Ainda acreditamos, em geral, que o combustível precisa ser capaz de chegar até a população de Gaza”, disse ele aos repórteres.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.