Simplesmente lembrar que a informação hoje circula de forma muito mais intensa e rápida por conta da Internet significa “chover no molhado”. Debates fervorosos em torno dos direitos autorais e da credibilidade necessária para proferir comentários e opiniões sobre os mais diversos temas têm sido frequentes e dão conta de como a Era da Informação é realmente transformadora.
Em quem confiar quando o assunto é dinheiro? Tomar decisões de investimentos baseadas em opiniões de terceiros não é perigoso? Com a Internet, a educação financeira certamente ganhou um aliado de peso, mas é importante desenvolver filtros pessoais cada vez mais eficientes. Que informação você busca? Quais as credenciais de quem a veiculou? Há respaldo em outros veículos? São muitos os exemplos: esquemas de pirâmide financeira, investimentos milagrosos, sistemas de afiliados que prometem muito dinheiro em pouco tempo e etc.
Ilustração: Denny Fischer
Educação financeira significa transformar informação em conhecimento. O cuidado com as receitas prontas para enriquecer é tão importante quanto o interesse que a área desperta. Além disso, interpretar o que se lê e avaliar sua aplicação diante de seu padrão de vida é parte fundamental do processo de construção de patrimônio. Você tomará a decisão, que influenciará a sua vida. Vale a pena?
Os colegas mostrados na tirinha de hoje fora ingênuos, como acontece na vida real. Acreditar que o Tesouro pode torná-lo milionário? Em que circunstâncias? No longo prazo, certamente, mas com que aportes mensais? Tesouro? O que é isso, como investir? Cabe a nós buscar mais informações e usarmos o bom senso antes de cada passo. O bolso agradece.
Ajude-nos a criar novas tirinhas. Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.
Sucesso e até a próxima.